Solidariedade

Após despejo, Boulos participa da inauguração de nova Cozinha Solidária em Porto Alegre

Movimento dos Trabalhadores Sem Teto do RS abre a nova cozinha da Azenha nesta quarta-feira, a partir das 11h

Brasil de Fato | Porto Alegre |
O novo espaço da Cozinha Solidária será na avenida Azenha, nº 608 - Foto: Isabelle Rieger

Após quase oito meses servindo almoços na praça, o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST-RS) vai inaugurar um novo espaço para abrigar a Cozinha Solidária, na avenida Azenha, nº 608. O evento de inauguração será nesta quarta-feira (15), a partir das 11h. A cozinha funciona de segunda a sexta, e os almoços são servidos das 12h às 13h30.

Continua após publicidade


Sem contar com a colaboração do poder público, as refeições passaram a ser produzidas em local provisório e entregues na praça Princesa Isabel / Foto: Isabelle Rieger

O ato contará com a participação do coordenador nacional do movimento, Guilherme Boulos. Ele também vai lançar o livro "Sem Medo do Futuro", em um evento aberto ao público, na Faculdade de Educação (FACED-UFRGS), a partir das 17h. Com prefácio de Luiza Erundina, a obra reúne ensaios que abordam diversas temáticas do Brasil contemporâneo, como problemas econômicos, políticos e ambientais. Toda a renda da venda do livro será destinada às Cozinhas Solidárias, projeto desenvolvido pelo MTST em diversas partes do país.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by MTST_RS (@mtst_rs)

O projeto da Cozinha Solidária, que distribui gratuitamente refeições para a população em situação de vulnerabilidade social, teve início em setembro de 2021 e já serviu mais de sete mil refeições em Porto Alegre.

Estruturada inicialmente em um terreno da União que não cumpria função social, ocupado pelo MTST no dia 26 de setembro de 2021, a Cozinha sofreu a reintegração de posse após 18 dias de funcionamento. Nesse período, foram distribuídas mais de três mil marmitas.

:: MTST combate a fome e promove segurança alimentar através de cozinha solidária no RS ::

Segundo Eduardo Osório, da coordenação do MTST-RS, sem a colaboração do poder público, as refeições passaram a ser produzidas em local provisório e entregues na praça Princesa Isabel, no mesmo bairro. Ao todo, o MTST já inaugurou 31 cozinhas solidárias pelo país. “Em Porto Alegre, mais de 160 mil pessoas estão em situação de vulnerabilidade social. Somente no último ano, a população de rua aumentou em 40%. O projeto das Cozinhas Solidárias é mantido com apoio voluntário. Quem quiser colaborar pode entregar alimentos diretamente no local", destaca.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by MTST_RS (@mtst_rs)

 

 

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Katia Marko