Paraná

Direito à moradia

Em uma das noites mais frias do ano, famílias Sem Teto são impedidas de receber cobertores

Bloqueio da Polícia Militar dificultou entrada de cobertores, casacos e alimentos em ocupação urbana em Curitiba

Curitiba (PR) |
Terreno no Campo de Santana foi ocupado no sábado (11) - Foto: Reprodução Facebook/MTST-PR

A noite desta segunda (13) foi de tensão na ocupação do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto no Campo de Santana, em Curitiba. O bloqueio da Polícia Militar impediu a entrada de cobertores e casacos na ocupação, em uma das noites mais frias do ano, com mínima de 1º. 

Segundo relatos de ocupantes, também estava sendo dificultada a entrada de alimentos e água.

De acordo com um dos policiais que faziam o bloqueio, havia ordem para impedir a entrada de objetos de forma geral e controlar o acesso de pessoas à ocupação. O objetivo era evitar que pessoas que não estavam na ocupação desde o início se somassem ao movimento.

Atualmente, são mais de 400 famílias ocupando o terreno. A área estava abandonada, sem função social. A maioria das famílias que ocupam o local é da região de Curitiba, principalmente dos bairros Tatuquara, Pinheirinho e Cidade Industrial de Curitiba (CIC).

No sábado (11), pouco tempo depois da ocupação do terreno, foi acatada pedido de reintegração de posse em favor da da Piemonste Construções e Incorporação LTDA. No entanto, a reintegração foi parcialmente suspensa após manifestação do Ministério Público, da Defensoria Pública do Paraná e recurso de advogados do movimento.  

Edição: Lia Bianchini