Rio Grande do Sul

Emprego temporário

Inscrição para processo seletivo do IBGE com 5 mil vagas no RS encerra nesta quarta-feira

As vagas são para trabalhar no Censo 2022, como recenseador, o responsável por realizar as entrevistas nos domicílios

Brasil de Fato | Porto Alegre |
As vagas estão distribuídas por mais de 400 municípios gaúchos - IBGE

As inscrições para processo seletivo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com 5.185 vagas no Rio Grande do Sul se encerram nesta quarta-feira (15/6). As oportunidades de emprego temporário são para trabalhar no Censo 2022, no cargo de recenseador, que é o responsável por realizar as entrevistas nos domicílios.

Segundo informa o IBGE, não há pagamento de taxa, nem realização de provas. A seleção será feita por análise de títulos. O requisito mínimo para o cargo é ter o ensino fundamental completo. As inscrições devem ser feitas pelo site http://www.ibge.gov.br/pss-complementar.

Os recenseadores são remunerados por produtividade, de acordo com a quantidade de residências visitadas e pessoas recenseadas, considerando ainda a taxa de remuneração de cada setor censitário, o tipo de questionário preenchido (básico ou amostra) e o registro no controle da coleta de dados. O IBGE disponibiliza um simulador para que os interessados possam estimar quanto irão receber.

As vagas

As vagas estão distribuídas por mais de 400 municípios gaúchos. O maior número de vagas se concentra em Porto Alegre (852), Caxias do Sul (343), Canoas (215), Gravataí (175), Novo Hamburgo (163), Viamão (152), São Leopoldo (142) e Alvorada (137).

Dentre as 5.185 vagas, 3.138 são para concorrência ampla, 476 reservadas para pessoas com deficiência e 1.570 para pessoas pretas e pardas.

A seleção

O candidato deverá comprovar se possui ensino fundamental completo, que vale um ponto; ensino médio incompleto (3 pontos), ensino médio completo (5 pontos), curso de graduação incompleto (7 pontos) ou curso de graduação completo (10 pontos). As titulações não são cumulativas e a pontuação máxima será de dez pontos.

Em caso de igualdade na nota, os critérios de desempate são, nesta ordem, candidato que tiver idade igual ou superior a 60 anos completos até o último dia de inscrição, candidato que tiver exercido efetivamente a função de jurado e, por fim, o candidato com maior idade.

Maiores informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas pelo site: https://www.ibge.gov.br/acesso-informacao/institucional/trabalhe-conosco/


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Katia Marko