Rio Grande do Sul

Cinema Gaúcho

Iecine abre Inscrições gratuitas para oficina de documentário

Atividade acontece entre os dias 4 e 15 de julho, na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A oficina abordará temas relacionados à linguagem cinematográfica para documentários e as subjetividades possíveis na construção de um filme documental - Reprodução

Estão abertas as inscrições para a segunda oficina de documentário, dentro do projeto de capacitação profissional "Revelando o Rio Grande". O projeto e a oficina são uma promoção da Secretaria da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine).

A oficina será ministrada pela diretora e roteirista Mirela Kruel. Interessados podem se matricular gratuitamente neste link.

Os encontros irão ocorrer presencialmente, em Porto Alegre, na Casa de Cultura Mario Quintana (Sala Sérgio Napp 1), entre os dias 4 e 15 de julho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h.

A oficina abordará temas relacionados à linguagem cinematográfica para documentários e as subjetividades possíveis na construção de um filme documental.

“Um dos objetivos da oficina é que cada aluno, ao final, tenha um argumento e um pré-roteiro de um documentário que um dia pretenda realizar. Pensar profundamente um tema e sonhar sua realização. Ou quem sabe, colocar em ação”, destaca Mirela.

Sobre a ministrante

Mirela Kruel é jornalista de formação acadêmica, diretora e roteirista de filmes, criadora de imagens e atmosferas fílmicas. Realizou a criação de textos e filmes para marcas como Banco Sicredi, Fronteiras do Pensamento e Calçados Piccadilly. Dirigiu as cenas documentais para a novela Amor de Mãe da Rede Globo.

A diretora e roteirista tem sua trajetória na área do cinema autoral independente, diversos prêmios em festivais nacionais e internacionais. Lançou, em outubro de 2015, seu primeiro longa-metragem, o filme O Último Poema, que ganhou o prêmio de Melhor Documentário de Arte no Festival de Documentários de Bogotá.

Seu documentário, Catadora de Gente, lançado em 2018, foi selecionado naquele ano para o Festival É Tudo Verdade, na Mostra Nacional Competitiva De Curtas-Metragens Brasileiros, e recebeu Menção Honrosa no Festival pelo filme.

Mirela Kruel tem um dedicado trabalho às questões de gênero e direitos das mulheres e meninas. Atua em campanhas internacionais da Rede de Saúde das Mulheres Latino-Americanas, do Caribe e União Europeia.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Marcelo Ferreira