Rio Grande do Sul

Sem diversidade

Prefeito de Porto Alegre sanciona lei que proíbe linguagem neutra nas escolas municipais

Projeto foi aprovado na Câmara Municipal no dia 4 de maio e vale também para órgãos da Administração Pública Municipal

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Sebastião Melo Porto Alegre
Sebastião Melo (MDB) sancionou lei que, se descumprida, acarretará sanções aos servidores públicos - Joana Berwanger/Sul21

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), sancionou a lei nº 13.154, de 15 de junho, proíbe linguagem neutra nas escolas municipais. A decisão foi publicada nesta sexta-feira (17) no Diário Oficial de Porto Alegre. De acordo com a norma, o emprego da norma gramatical e ortográfica padrão aplica-se também à Administração Pública Municipal, Direta e Indireta, em toda sua comunicação externa e com a população em geral, tal como campanhas publicitárias e de comunicação social, protocolos cerimoniais, publicações em mídias sociais e em sítios de internet dos órgãos públicos municipais. 

O projeto que originou a lei é de autoria das vereadoras Fernanda Barth (PSC), Comandante Nádia (PP) e Psicóloga Tanise Sabino (PTB) e dos vereadores Alexandre Bobadra (PL), Ramiro Rosário (PSDB), Jessé Sangalli (Cidadania) e Hamilton Sossmeier (PTB). O texto apresentado em março foi aprovado na Câmara Municipal de Porto Alegre no dia 4 de maio.

Pela lei sancionada, o uso da língua portuguesa em desacordo com as normas e as orientações da lei, acarretará sanções aos servidores públicos que o fizerem de forma a prejudicar o aprendizado dos estudantes ou o entendimento das comunicações do Poder Público, direta ou indiretamente. Ainda, pontua a norma, a secretaria responsável pela educação no Município de Porto Alegre deverá empreender todos os meios necessários para a valorização da língua portuguesa culta em suas políticas educacionais, fomentando iniciativas de defesa dos estudantes na aplicação de qualquer aprendizado destoante das normas e das orientações legais de ensino.

Nas redes sociais, a vereadora Daiana Santos (PCdoB) criticou a sanção. “Sebastião Melo, o prefeito da exclusão, decidiu sancionar o projeto de lei que proíbe o uso da linguagem inclusiva nas escolas e comunicação dos órgãos da prefeitura de Porto Alegre. Em pleno mês do Orgulho LGBTQIA+, a aliança de Melo com o bolsonarismo ataca os direitos da comunidade LGBTQIA+, proibindo a linguagem inclusiva”, ressaltou.

Veja aqui a lei completa. 


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Marcelo Ferreira