Rio Grande do Sul

PANDEMIA EM NÚMEROS

Óbitos e novas contaminações por covid-19 voltam a subir no Rio Grande do Sul

Internações em UTIs e leitos clínicos também apresentam tendência de alta nos últimos dias

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Somente 55,2% da população gaúcha está com o quadro vacinal completo (ao menos três doses) - Foto: Cristine Rochol/PMPA

O Rio Grande do Sul registrou 133 óbitos por covid-19 nos últimos sete dias – média de 19 mortes por dia na semana. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde (SES), atualizados nesta sexta-feira (24) com o registro de mais 19 vítimas. Com isso, a curva de óbitos volta a apresentar alta, visto que na semana anterior o número de mortes havia caído para 101, após a semana retrasada registrar o total de 144 vítimas.

Somente na quinta-feira (23), a SES informou 72 óbitos, sendo a maioria ocorrida entre os dias 5 e 21 de junho. O alto número para apenas um dia foi informado após a pasta não publicar óbitos na quarta (22), devido a um problema técnico do sistema de notificações.

O número de casos confirmados da doença, que há três semanas apresentava tendência de queda, também teve a redução interrompida. Com os 4.748 casos informados pela SES nesta sexta-feira, chega a 25.277 novas infecções conhecidas nos últimos sete dias, uma média de 3.611 registros de contaminações diárias. Na semana passada, foram contabilizados 19,8 mil novos casos em todo o estado e na semana retrasada 29,4 mil.

Hoje, segundo a SES, estão com a doença ativa no organismo 25.055 pessoas, enquanto na sexta-feira da semana passada o número chegava a pouco mais de 27 mil.

Desde o início da pandemia, em todo o estado, foram confirmadas 2.527.588 de infecções por covid-19 e faleceram 39.947 pessoas. O RS segue como o quinto estado do país em número de vítimas fatais e o quarto com maior número de casos confirmados da doença, conforme dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Internações também em alta

O número de pessoas sob cuidados intensivos com diagnóstico positivo para covid-19 voltu a apresentar alta, após uma semana de tendência de estabilidade. Na tarde desta sexta-feira, a SES informa que 171 pessoas com a doença estão em UTIs, enquanto na sexta passada eram 158 e na retrasada 161.

A ocupação dos leitos de UTI adultos em todo o RS está na marca de 73,3 nesta sexta-feira. Nos leitos privados a lotação chega a 88,5%, enquanto no SUS está na marca de 68,1%.

O número de leitos clínicos sob uso de pacientes com o coronavírus em todo o estado também voltou a subir. Hoje são 612 pessoas com a doença internadas, enquanto na sexta-feira passada eram 599 na retrasada 601.

Da mesma forma, as internações pediátricas apresentam tendência de alta. Encontram-se em UTIs nesta sexta-feira 14 crianças com covid-19 confirmada, enquanto na semana passada eram nove. Já em leitos clínicos, estão internadas hoje 29 crianças, enquanto na sexta passada eram 27.

Governo não informa Avisos

Após quatro semanas consecutivas de emissão de Avisos para todas as 21 regiões Covid do RS, o governo gaúcho não informou a situação nesta semana. Nas manifestações anteriores, o executivo chamou a atenção para o aumento da circulação de várias doenças, não só a covid-19, o que está causando superlotação de emergências e urgências no estado.

Além da imunização, o governo do estado reforça a importância do uso da máscara como prevenção contra a covid-19. Embora não seja mais obrigatória, o uso segue recomendado em casos específicos, como em hospitais, serviços de saúde e farmácias (mesmo que em ambientes externos), no transporte público e em situações de aglomeração, especialmente por pessoas com saúde debilitada ou que pertençam a grupos de risco. O uso da máscara também se faz indispensável quando da apresentação de sintomas respiratórios, especialmente em ambientes fechados.

Vacinômetro

O RS registra, até esta sexta-feira, 87,7% da população residente com pelo menos uma dose, enquanto 80,8% está com o quadro vacinal primário. Porém somente 55,2% está com o quadro vacinal completo.

Com relação à população vacinável, que passou a incorporar também as crianças maiores de cinco anos, 93,5% recebeu pelo menos uma dose, 86,1% está com o quadro vacinal primário e 58,8% está com o quadro vacinal completo.

Ao se observar apenas adolescente, de 12 a 17 anos, verifica-se que 91% tomou pelo menos uma dose e que 75,5% está com o quadro vacinal completo, que nesta faixa-etária é de duas doses. Já no público infantil, de cinco a onze anos, 65,7% recebeu a primeira dose e 41,6% está com o quadro vacinal completo.

Nesta terça-feira (21) a SES definiu, junto aos municípios, ampliar a segunda dose de reforço conta a covid-19 para as pessoas com 40 anos ou mais de idade. A recomendação, seguindo a orientação do Ministério da Saúde, é que a imunização seja feita com as vacinas da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen, após o intervalo de quatro meses da aplicação do primeiro reforço. Os municípios vão administrar o reforço conforme suas disponibilidades de doses.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Marcelo Ferreira