Rio Grande do Sul

PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Aneel autoriza doação definitiva de prédio da Usina do Gasômetro ao município de Porto Alegre

Local dedicado à cultura era cedido à cidade desde 1982 pela Eletrobras, que foi privatizada em junho deste ano

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Prédio está em reforma desde 2017 e, após adiamentos, a conclusão das obras está prevista para este ano - Foto: Alex Rocha/PMPA

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou a doação definitiva do prédio da Usina do Gasômetro para o município de Porto Alegre. Segundo a prefeitura, o anúncio foi nesta terça-feira (28), em reunião do prefeito Sebastião Melo (MDB) com a diretoria da agência, em Brasília.

Melo comemorou o despacho favorável para que o imóvel, cedido à prefeitura pela Eletrobras desde 1982, passe oficialmente a integrar o patrimônio municipal. “Restam apenas alguns detalhes burocráticos com a Secretaria do Patrimônio da União (SPU), mas é um passo muito importante dentro dos 250 anos de Porto Alegre para que este bem esteja escriturado no patrimônio da cidade”, comemora.

A agenda de Melo em Brasília também contou com encontro com o ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, para tratar da destinação da antiga sede do INSS na capital gaúcha, na Travessa Mário Cinco Paus. Segundo o executivo, a ideia é alienar o prédio à iniciativa privada.“É um espaço que deixa a cidade mais feia e estamos pedindo ao governo federal que tome uma providência de alienar o prédio para que a iniciativa privada possa empreender neste local e embelezar o centro da cidade”, disse o prefeito.

Histórico da Usina

Em 2021, a prefeitura pleiteou a doação da Usina do Gasômetro ao município, visto que o local pertence à Eletrobras, que o governo Bolsonaro vinha atuando para privatizar - processo concluído em junho de 2022.

Desde 2017, a Usina, que abrigava uma série de espaços voltados a arte e cultura, está fechada para reformas. Após atrasos no cronograma da entrega, as obras devem ser concluídas neste ano e o espaço deve contar com diversas áreas de exposição e espaços multiusos, sala de dança e áreas técnicas, além de restaurante com vista panorâmica.

A Usina do Gasômetro foi inaugurada em 1928 e produzia energia elétrica a partir da queima de carvão. Foi desativada em 1974 e por pouco não foi posta abaixo. À época, a reação dos porto-alegrenses impediu que fosse derrubada para dar lugar à avenida que margeia o rio.

Porto Alegre administra o espaço, cedido por tempo indeterminado, desde 1982. Abandonado havia oito anos, o prédio estava com o interior devastado. Os primeiros movimentos para sua recuperação começaram no governo Alceu Collares (PDT). O investimento das administrações seguintes - Olívio Dutra, Tarso Genro, Raul Pont e João Verle - permitiu a inauguração e manutenção do centro, que abriga teatro, cinema, galerias e outros equipamentos


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Marcelo Ferreira