Rio Grande do Sul

Agricultura Familiar

FAE comemora solstício de inverno com Festa Junina neste sábado (2)

A celebração inicia às 9h na José Bonifácio com música, lanches tradicionais e distribuição de sacolas retornáveis

Brasil de Fato | Porto Alegre |
As comemorações do próximo sábado fazem parte do programa Sábado Cultural na Feira, realizado pela FAE e Associação Agroecológica com o apoio do Goethe Institut - Foto: Elson Schroeder

A Feira de Agricultores Ecologistas (FAE) promove neste sábado (2) sua comemoração ao Solstício de Inverno e uma Festa Junina. A celebração inicia às 9h na primeira quadra da Av. José Bonifácio (próximo à Av. Osvaldo Aranha), em Porto Alegre. Terá música, lanches tradicionais, quentão para esquentar, distribuição de pipocas e de sacolas retornáveis. A programação estava prevista para este sábado (25), mas foi transferida em razão do mau tempo.

O Solstício de Inverno, a noite mais longa do ano, não só marca o início da estação do frio. É quando o sol “estaciona”, parando de fazer seu movimento em direção ao norte geográfico e começa a refazer seu trajeto em direção ao sul. Na agricultura familiar o solstício coincide com a entressafra sendo, pelas tradições antigas e indígenas, período de festividades. Já as Festas Juninas vêm de um legado católico, que adaptou a data para comemorar seus santos (Santo Antônio, São João e São Pedro).

Conforme destacam os organizadores, de qualquer forma é um momento de comemoração em que alguns costumes do campo invadem a cidade. Com suas vestimentas, chapéus de palha, danças e gastronomia baseada em comidas típicas do Brasil pré-colombiano (milho, batata doce, pipoca e outros).

As comemorações do próximo sábado na FAE fazem parte do programa Sábado Cultural na Feira, realizado pela FAE e Associação Agroecológica com o apoio do Goethe Institut.


: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Katia Marko