Rio Grande do Sul

EDUCAÇÃO NO CAMPO

Cinquenta Sem Terra vão se formar em Medicina Veterinária no RS

Essa é a terceira turma especial ofertada pelo Programa Pronera, resultado da luta do MST

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A terceira turma especial de Medicina Veterinária se chama Kênia Ferreira, em homenagem a uma educanda da segunda turma especial que faleceu - Foto: Divulgação MST

Filhos de acampados e assentados ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) se formam nesta sexta-feira (1) como médicos veterinários. São 50 Sem Terra que vão conquistar o diploma de conclusão de curso da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), via Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), no Rio Grande do Sul.   

A terceira turma especial de Medicina Veterinária se chama Kênia Ferreira, em homenagem a uma educanda do Mato Grosso, da segunda turma especial, que faleceu. A colação da Turma Kênia Ferreira iniciará às 19h no Auditório da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM), Campus Capão do Leão. Já a festa de comemoração começará às 21h30 no Centro de Tradições Gaúchas Tomaz Luis Osório, em Pelotas.

Os formandos são oriundos de 14 estados do Brasil: Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Tocantins, Bahia e Maranhão.

Cátia Gonçalves, da coordenação pedagógica do curso, fala da relevância de ter Sem Terra com curso superior. “A importância de formar 50 educandos é garantir o acompanhamento ao projeto de desenvolvimento da Reforma Agrária Popular, e contribuir com as áreas de assentamentos, bem como na organização social da classe trabalhadora", aponta a educadora. 

De acordo com Gonçalves, o curso já formou duas turmas. “Já formamos 44 educandos na primeira turma, a Turma Adão Pretto, e 46 na segunda turma, a Turma Hugo Chaves. E agora vamos formar a terceira turma e estamos com a quarta turma no sexto semestre”, explica. 

Ela ainda destaca que já foi aprovada pela UFPel a quinta turma de Medicina Veterinária via Pronera. “O intuito é lançar o edital para a nova turma no segundo semestre deste ano, logo a seguir à formatura da terceira turma", finaliza. 


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Marcelo Ferreira