Rio Grande do Sul

EDUCADORES NAS RUAS

Profissionais da educação pública estadual realizam manifestação nesta terça-feira (5)

Ato pede um basta ao descaso com a educação dos governos estadual e federal e cobra por valorização do serviço público

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Estarão presentes professores, professoras, funcionários e funcionárias de escola de diversas regiões do estado - Foto: Caco Argemi / CPERS Sindicato

Trabalhadores e trabalhadoras das escolas públicas estaduais saem às ruas da capital gaúcha, nesta terça-feira (5), para protestar contra os ataques que a educação vem sofrendo e as denúncias de corrupção nas esferas federal e estadual, por valorização salarial e respeito. A concentração está marcada para as 9h, em frente à sede do CPERS, sindicato que representa os educadores do RS, para depois seguir em caminhada até o Palácio Piratini.

“O CPERS Sindicato novamente toma as ruas de Porto Alegre mobilizando a categoria na defesa da educação e dos trabalhadores e trabalhadoras em educação”, comenta o presidente em exercício do CPERS, Alex Saratt. Estarão presentes no ato professores, professoras, funcionários e funcionários de escola de diversas regiões do estado.

Além de pedir por valorização salarial para toda a categoria, o ato vai chamar a atenção para algo que é considerado um confisco: a instituição de alíquotas de contribuição a quem já se aposentou a partir da Lei Complementar 15.429 aprovada pelo então governador Eduardo Leite (PSDB) em 2019.

Os educadores também cobram a atualização dos valores do vale-refeição e do vale-transporte e pagamento dos dias de greve já recuperados. Também serão levantadas as bandeiras em defesa do reajuste do salário mínimo regional e em defesa do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPE), com o apoio de centrais sindicais e do sindicato dos servidores do estado, que se somam ao ato.

PEC 274 ameaça futuro da educação

Além disso, será dada visibilidade à crítica com relação à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 274, de 2019. “A PEC 274 que tramita na Assembleia é um grave ataque à educação pública e não permitiremos a sua aprovação”, reitera Alex.

O projeto, se aprovado, permitirá a criação de escolas, tanto urbanas quanto rurais, sem a obrigatoriedade de disponibilização de ensino fundamental. Permitirá também que estabelecimentos já existentes estejam dispensados de implementar o ensino fundamental em sua completude.

Denúncias de corrupção no MEC e na Seduc

“Essas e outras bandeiras precisam ser levantadas bem altas, como o combate às corrupções registradas tanto no MEC quanto na Seduc”, complementa o presidente em exercício do CPERS. No Ministério da Educação (MEC), o CPERS cobra providências frente ao escândalo envolvendo o ex-ministro Milton Ribeiro e pastores lobistas, que teriam um suposto esquema de propina para a liberação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) a prefeituras.

Já com relação à denúncia de corrupção na Secretaria da Educação (Seduc), refere-se à contratação de um curso para professores coordenado pelo companheiro de diretora da pasta responsável. O caso foi revelado pela Zero Hora, em junho, demonstrando que a contratação ocorreu em 2020, ainda sob o governo de Eduardo Leite, com o objetivo de realizar capacitação a professores para uso de tecnologia por conta da pandemia, ao custo inicial de R$ 2,7 milhões.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Marcelo Ferreira