Rio Grande do Sul

PARA ASSISTIR

Confira dicas de filmes sobre política e Estado

O Brasil de Fato RS selecionou seis produções nacionais e estrangeiras sobre a temática para você curtir e refletir

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Cena do documentário "Democracia em Vertigem", de Petra Costa - Ricardo Stuckert

O Brasil de Fato RS preparou uma lista de seis filmes, entre produções cinematográficas nacionais e estrangeiras, que abordam política e Estado. Confira:

Privatizações – a distopia do capital (2014)


Capa do documentário Privatizações / Reprodução

O filme do diretor Sílvio Tendler trata das privatizações na década de 1990, que chegam ao Brasil junto com a ascensão do neoliberalismo mundial. Mas, o que é o neoliberalismo? Em linhas gerais, são ideias políticas e econômicas que defendem a não participação do Estado na economia e a liberdade total de comércio, para garantir o crescimento econômico e o desenvolvimento social do país.

O Capital (2012)


Capa do drama francês O Capital / Reprodução

Costa Gravas faz uma leitura esmiuçada sobre aspectos do neoliberalismo: o enredo acontece durante o clima de crise europeia, que começou em 2008 em decorrência da crise econômica da bolha imobiliária nos EUA, e retrata o poder político, o complexo modelo reestruturado do capitalismo e a selvageria social e financeira causada por ele.

Democracia em Vertigem (2019)


Capa do documentário Democracia em Vertigem / Reprodução

Dirigido pela cineasta Petra Costa, o longa metragem narra o processo de crise política vivido durante o período final do governo PT e o impeachment da então presidenta Dilma Rousseff. Um alerta em tempos de democracia em crise, o documentário combina o pessoal e o político para explorar um dos momentos mais dramáticos e turbulentos da História do Brasil.

A Bolsa ou a Vida (2021)


Capa do documentário A Bolsa ou a Vida / Reprodução

O documentário de Silvio Tendler aborda o desmonte do conceito de bem-estar social e nos faz refletir sobre a incompatibilidade do neoliberalismo com um projeto humanista de sociedade. “No futuro pós-pandemia do novo coronavírus, a centralidade será o cassino financeiro e acumulação de riqueza por uma elite ou uma vida de qualidade para todos, com menos desigualdade?”, questiona o filme.

Novecento (1976)


Capa do drama Novecento / Reprodução

É um filme épico ítalo-francês, dirigido por Bernardo Bertolucci, com fotografia de Vittorio Storaro e trilha sonora de Ennio Morricone. Foi filmado em Emília, na Itália. O filme faz uma retrospectiva histórica da Itália desde o início do século XX até o término da Segunda Guerra Mundial, com base na vida de Olmo (Gérard Depardieu), filho bastardo de camponeses, e Alfredo (Robert De Niro), herdeiro de uma rica família de latifundiários, que apesar de nutrirem uma amizade desde a infância, são colocados em pólos política e ideologicamente antagônicos por conta de suas origens sociais, retratando o intenso cenário político que marcou a Itália e o mundo nas primeiras décadas do século XX, representado pelo fortalecimento das lutas trabalhistas ligadas ao socialismo em oposição à ascensão do fascismo.

Amigo Secreto (2022)


Capa do documentário Amigo Secreto / Reprodução

O filme da diretora Maria Augusta Ramos narra os últimos capítulos da operação de combate a corrupção, Lava Jato, conduzida pelo ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) e os procuradores da República do Paraná, desde a condução coercitiva do ex-presidente Lula (PT), a apresentação de um PowerPoint colocando o petista como o líder de uma suposta organização criminosa, até o momento em que o Supremo Tribunal Federal determina que o ex-juiz é suspeito para julgar Lula, revogando uma série de condenações proferidas por Moro. O pano de fundo do filme é o vazamento de mensagens do Telegram, trocadas entre procuradores e Sergio Moro, no evento chamado Vaza Jato. O nome do filme, inclusive, faz uma alusão ao grupo de troca de mensagens, chamado "amigo secreto", onde eram combinadas intimações a possíveis testemunhas, ações para incriminar suspeitos, entre outras irregularidades.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Katia Marko