Pernambuco

ELEIÇÕES 2022

Lula deve visitar Pernambuco ainda em julho, segundo presidente do PT

Doriel Barros espera que ex-presidente passe por Recife, Caetés e Serra Talhada; FIG é possibilidade

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Última passagem de Lula no estado foi há quase um ano, quando visitou assentamento do MST - Ricardo Stuckert

Dirigentes locais do PT e do PSB em Pernambuco tentam, desde maio, confirmar uma nova visita do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao estado. Seria a primeira visita de Lula ao estado após a confirmação dos nomes de Danilo Cabral (PSB) e Teresa Leitão (PT) como pré-candidatos ao Governo do Estado e ao Senado, respectivamente. A expectativa é que a passagem do petista por terras pernambucanas ajude a alavancar as duas candidaturas.

Em conversa com o Brasil de Fato, o deputado estadual Doriel Barros (PT), presidente do partido em Pernambuco, disse estar em contato frequente com o ex-ministro Gilberto Carvalho, que está responsável pela agenda de viagens de Lula. “Ainda não definimos a data, mas ele vem ainda este mês [de julho]. Apresentamos uma sugestão de roteiro em que ele passe por todas as regiões do estado, mas ainda falta confirmar os locais exatos”, diz Barros.

É quase certo que Lula passe por Serra Talhada, maior município governado pelo PT em Pernambuco. Hoje comandada por Márcia Conrado (PT), a cidade está sob o comando do partido há 10 anos (desde 2013). Doriel afirma que Lula deve visitar obras ou locais que simbolizem seus oito anos de gestão (2003-2010). Neste sentido, em Serra Talhada, o petista deve visitar um trecho da Transposição do rio São Francisco.

Leia: Lula é o principal cabo eleitoral na disputa pelo governo de Pernambuco, diz pesquisa Ipespe

Vereadores tentam aprovar homenagem a Bolsonaro na cidade natal de Lula, mas saem derrotados

Lula também deve visitar uma réplica da casa em que passou seus primeiros anos de infância, em Caetés. Anos atrás, a Prefeitura de Caetés desapropriou um terreno para que fosse construída a casa, que fica no Sítio Várzea Comprida, próximo a residência de familiares de Lula, na região Agreste do estado. A antiga réplica desabou e recentemente o PT Pernambuco reconstruiu a antiga moradia de Dona Lindu. Os petistas esperam transformar a casa num local de visitas, uma espécie de pequeno museu. Doriel Barros confirmou que Lula quer ir ao local.

É possível que Lula passe por Garanhuns, município vizinho a Caetés, durante a realização do Festival de Inverno (FIG), que leva dezenas de milhares de turistas à cidade (confira a programação). O líder petista também vai passar pelo Recife, mas ainda não está definido o que será a agenda ou se acontecerá num local aberto ou fechado.

Na última passagem de Lula por Pernambuco, em agosto de 2021, o petista jantou com o governador Paulo Câmara (PSB) e o prefeito João Campos (PSB), visitou um assentamento do MST na região metropolitana do Recife e realizou uma série de reuniões com um amplo leque de delegações partidárias e políticos pernambucanos.

Relembre: No Recife, Lula reúne com diversas siglas e prega unidade contra medidas de Bolsonaro

Visitando assentamento do MST, Lula fala de combate à fome, solidariedade e soberania nacional

Consolidar “os candidatos de Lula”

Para o PT e o PSB em Pernambuco, o fundamental é utilizar a visita do líder petista para associar sua imagem às candidaturas da Frente Popular. No estado, há três pré-candidaturas que apoiam Lula: Danilo Cabral (PSB), Marília Arraes (SD) e João Arnaldo (PSOL). “Muita gente vai querer usar a imagem dele. Até deputados que nem votam nele, mas querem estar vinculados à imagem dele”, diz Doriel. “Mas não podemos permitir que o pernambucano vote enganado por causa de uma foto”, completa.


Lula e o PT estão oficialmente com Danilo Cabral (PSB), mas população associa mais Marília Arraes (SD) a Lula / Reprodução

As pesquisas de intenção de voto mostram larga vantagem da pré-candidata Marília Arraes (SD), que foi filiada ao PT de 2016 a 2022. Ela também é reconhecida pelo eleitorado como o nome mais vinculado a Lula.

O ex-presidente Lula já adiantou, meses atrás, que não vai proibir candidatos de pedir votos para ele. Especialmente porque o Solidariedade de Marília Arraes e o PSOL de João Arnaldo oficialmente apoiam Lula para a Presidência da República. “Para nós é importante afirmar quem Lula está apoiando. E a vinda dele vai deixar isso claro”, diz. Barros garante esforço partidário para “mostrar quem são os deputados do PT e quem é nosso candidato governador”.

Leia também: Frente Popular oficializa pré-candidatura de Teresa Leitão ao Senado em Encontro no Recife

Danilo Cabral larga com mais apoios entre as 15 maiores prefeituras de Pernambuco

O PT de Pernambuco tem, hoje, três cadeiras na Assembleia Legislativa (Alepe) e apenas uma na Câmara Federal (apenas Carlos Veras, já que Marília Arraes deixou o PT). O presidente estadual do partido diz que a expectativa para este ano é eleger cinco estaduais e pelo menos dois federais.

Sobre a disputa da deputada estadual Teresa Leitão (PT) por uma cadeira no Senado Federal, Doriel mostrou confiança. “A campanha ainda não começou. Esse esforço de trazê-lo já na pré-campanha é justamente para que até lá [15 de agosto] a população de Pernambuco já tenha conhecimento de quem são os candidatos de Lula. Não pode ter dúvida”, diz o deputado petista.
 

Edição: Elen Carvalho