Rio Grande do Sul

Escrita para Cinema

Oficina de roteiro para séries está com inscrições abertas em Porto Alegre

Atividade gratuita acontece de 11 a 16 de julho de 2022 na Casa de Cultura Mario Quintana

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Oficina Roteiro Para Séries está com inscrições abertas em Porto Alegre - Reprodução

Estão abertas as inscrições para a oficina "Roteiro para séries - criação e desenvolvimento", através do projeto de capacitação profissional "Revelando o Rio Grande", promovido pela Secretaria da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine). A oficina será ministrada pelo roteirista e produtor Leo Garcia. As matriculas são gratuitas e feitas neste link .

Os encontros ocorrem presencialmente, na Sala Sérgio Napp 1, na Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736, 2º andar, Porto Alegre), de 11 a 16 de julho, de segunda a sábado, das 14h às 19h.

A oficina vai apresentar os conceitos que compõe a construção de uma série de ficção para TV e streamings. Mesclando teoria e exercícios práticos de dramaturgia, os alunos vão aprender todos os passos para a criação e desenvolvimento de uma série, bem como o funcionamento do mercado. Os conteúdos teóricos serão analisados em cima de diversos estudos de casos, desde programas clássicos aos sucessos mais recentes. 

"As obras seriadas têm ocupado espaço muito significativo na televisão e no streaming, gerando milhares de empregos no Brasil. A escrita capitular, a maquinaria de roteiro exige conhecimento e repertório amplo. Nesta oficina buscamos preparar profissionais que possam contar histórias através de roteiros de séries, com domínio de linguagem e formato", destaca Zeca Brito, diretor do Instituto Estadual de Cinema.

Sobre o ministrante

Leo Garcia é roteirista, produtor, sócio da produtora Coelho Voador e diretor-geral do Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre (FRAPA). Mestre em Roteiro (UPSA – Salamanca, Espanha), escreveu as séries Sapore D'Italia; Bocheiros; Werner e os Mortos e Paralelo 30. É criador, produtor e show runner da série A Bênção, exibida no final de 2020 no Canal Brasil e disponível no Globoplay. Destaque para o curta de animação Ed, selecionado para mais de cem festivais e com 27 prêmios (entre eles, o Grande Prêmio Canal Brasil).

Em 2014, Leo foi selecionado para o Berlinale Talents, prestigiado programa do Festival de Berlim. Em 2018, lançou nos cinemas dois longas, os quais escreveu e produziu: Em 97 Era Assim (ficção) e o documentário A Vida Extra-Ordinária de Tarso de Castro, no qual também assina codireção. Escreveu, ainda, o roteiro do drama histórico Legalidade, lançado no circuito comercial em 2019. Leo também ministrou cursos, oficinas e consultorias de roteiro em Porto Alegre, Lisboa, Montevidéu, Rio de Janeiro, Goiânia, Brasília, Aracaju, Curitiba e diversas cidades do interior do Rio Grande do Sul.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Marcelo Ferreira