Rio Grande do Sul

Água e Saneamento

Governo do RS não recorre de decisão do TCE e anuncia que irá vender 100% das ações da Corsan

Governo Ranolfo (PSDB) mantém firme a convicção de privatizar a Companhia; processo gera questionamentos

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Privatização da Corsan está em curso no Rio Grande do Sul - Foto: Corsan

O governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior (PSDB), anunciou que o governo não vai recorrer da decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS) que suspendeu o processo de privatização da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). Porém, o governo não abandonará a decisão de privatizar a Companhia, apenar vai mudar os rumos do processo: ao invés de uma Oferta Pública de Ações (IPO), para vender parte de suas ações, o governo do estado anunciou que irá vender 100% das ações da Corsan, diretamente na Bolsa de Valores.

O anúncio foi feira nesta quarta-feira (13), em entrevista coletiva no Palácio Piratini. Ranolfo explicou que um recurso contra a decisão do TCE/RS iria atrasar o processo, correndo o risco de não conseguir efetuar o processo até o fim de sua gestão. O governador reafirmou a convicção de sua gestão de que é necessário privatizar a Corsan para atender as metas do Novo Marco Legal do Saneamento.

Em documento distribuído à imprensa, o governo afirmou que a privatização da Corsan trará recursos para a realização de investimentos, de forma a evitar prejuízos ao erário, trazendo benefícios à sociedade gaúcha.

Questionado pela reportagem do Brasil de Fato RS, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgoto do Estado (Sindiágua/RS), Arilson Wünsch, não acredita que o governo conseguirá efetivar o processo ainda este ano.

Segundo dirigente sindical, o governo "dobra a aposta", pois "não conseguiu comprovar absolutamente nada" dos questionamentos feitos pelo TCE/RS. Entre os questionamentos, Arilson destacou a precificação das ações: o corpo técnico do Tribunal de Contas considerou baixo o valor cobrado pelo governo e demandou explicações.

Explica ainda que a Oferta Pública de Ações era um processo que demandava um registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O processo de privatização total (venda de 100% das ações), por sua vez, pode ser encaminhado diretamente à Bolsa de Valores (B3).

O Sindicato afirma ainda que realizará uma live para debater as recentes ações do governo em torno do tema, a ser realizada às 13h desta quarta-feira (13), no Facebook do Sindiágua/RS.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Marcelo Ferreira