Rio Grande do Sul

Justiça

Seminário Sistema de Justiça e Democracia debate a construção de um novo Poder Judiciário

O evento será presencial nesta quinta-feira (21), às 19h, no auditório da Faculdade de Economia da UFRGS

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Seminário será presencial na Faculdade de Economia da UFRGS - Divulgação

A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD - Núcleo RS) e a Associação de Juristas pela Democracia (AJURD), com apoio da Escola TPC, promovem o Seminário Sistema de Justiça e Democracia para refletir sobre o atual sistema de justiça e sua reforma e a construção do sistema de justiça que queremos. O evento será presencial nesta quinta-feira (21), às 19h, no auditório da Faculdade de Economia da UFRGS (Av. João Pessoa 52 - Porto Alegre/RS).

“Efetivar os princípios, dispositivos, objetivos e fundamentos plasmados na Constituição de 1988 depende de muito debate e, sobretudo, de uma mudança profunda na forma como atua o Poder Judiciário hoje”, destaca a advogada Jucemara Beltrame, integrante da ABJD e da AJURD, que irá mediar o encontro.

Segundo ela, o documento “Propostas paras o sistema de justiça”, redigido após os debates travados por diversas entidades compostas por membros do sistema de justiça e integrantes das diversas carreiras jurídicas, durante o Fórum Social Mundial Justiça e Democracia, que ocorreu no último mês de abril em Porto Alegre, já construiu pistas valiosas. “Precisamos, agora, aprofundar o debate.”

O evento terá como painelistas Valdete Souto Severo, Doutora em Direito do Trabalho (USP/SP), professora de Direito e Processo do Trabalho (TPC e UFRGS) e Juíza do Trabalho (TRT4), e Luciane Toss, advogada, Doutoranda em Direito, Mestre em Ciências Sociais (Unisinos), professora de Pós-graduação em Direito do Trabalho (Escola TPC).

Para participar, foram convidadas alunas, alunos, integrantes das carreiras jurídicas e a comunidade em geral.

Jucemara destaca que o debate é aberto a todas as pessoas interessadas na construção de um sistema de justiça que tenha por horizonte “um modelo que se aproxime da prática de uma justiça com cidadania, que aproxime a igualdade formal da justiça social, reconhecendo a existência das desigualdades e vulnerabilidades existentes”.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Katia Marko