Rio Grande do Sul

AUTO-ORGANIZAÇÃO

Coletivos de economia solidária do RS participam de formação política em Santa Maria (RS)

Atividade ocorre Junto à Feicoop, que retorna de forma 100% presencial hoje (15) e segue até este domingo (17)

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Debates de formação iniciaram nesta quinta-feira (14) - Foto: Divulgação

Grupos do Fórum Gaúcho de Economia Popular Solidária estão, desde esta quinta-feira (14), participando de um encontro de formação política junto da 28ª Feira Internacional de Cooperativismo e Economia Solidária, a Feicoop. A feira abriu ao público nesta sexta-feira (15), de forma 100% presencial, e segue até domingo (17), ocupando as dependências do Centro de Economia Solidária e os arredores do Santuário Basílica Nossa Senhora Medianeira, em Santa Maria (RS).

Puxado pela artesã Suziane Gutbier, da Associação Cultural Cantalomba e integrante do Fórum Brasileiro de Economia Solidária, a atividade integra a programação de seminários da Feicoop. O tema do encontro é "O protagonismo do Movimento Gaúcho na realização da VI Plenária Nacional de Economia Solidária com relação às crises vividas e rumo à sociedade do bem-viver".

O encontro, realizado no auditório da Escola José Otão, iniciou com a montagem coletiva de um varal reconstruindo a linha do tempo do movimento de economia solidária no Rio Grande do Sul e Brasil, existente desde os anos 1970, que em 2001 se constituiu com o GT Brasileiro de Ecosol, durante o Fórum Social Mundial.

Também foram relembradas algumas conquistas históricas como a criação das casas de Economia Solidária em Porto Alegre, Pelotas e Santana do Livramento, além da instauração de fóruns municipais e estadual de economia solidária e conselhos. Outro feito ressaltado foi a criação da lei de compras públicas que garante que 30% das aquisições sejam da economia solidária e da agricultura familiar.  

"É no coletivo que a gente se fortalece. Juntos somos mais fortes", salientou Suzi.

Sueli Angelita da Silva, liderança do Vale do Sinos lançou em desafio: "É nós por nós, olhando para o futuro, como cidadãos de direito, nos organizando, nos fortalecendo, pressionando e exigindo a criação de políticas públicas".

A atividade contou ainda com a participação de Begair do Carmo Flores, da organização da Feicoop, que instigou a reflexão sobre a importância da união e do esperançar neste momento crítico pelo qual passa o país.

A Feicoop

São esperados cerca de 400 empreendimentos da economia solidária do Brasil e da América Latina para conviver, discutir e elaborar ações colaborativas para construir a sociedade do bem-viver entre os dias 15 e 17 de julho.

A programação da 28ª Feicoop pode ser acessada através do link: https://tinyurl.com/FEICOOP


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Marcelo Ferreira