Rio Grande do Sul

MOBILIZAÇÃO

Servidores do Judiciário lançam campanha contra a desigualdade salarial no TJRS

Na pauta de reivindicações estão a revisão da matriz salarial e o reajuste das verbas indenizatórias

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Uma vigília pelo fim da desigualdade no TJRS teve início nesta segunda-feira (18) em frente ao Tribunal - Foto: Sindjus/RS

O Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do RS (Sindjus/RS) lançou a campanha salarial "Desigualdade: quando ela aumenta a justiça diminui". O objetivo é defender a revisão da matriz salarial, o reajuste das verbas indenizatórias e a instalação imediata de uma mesa de negociação permanente com a Administração do Tribunal de Justiça (TJRS). O lançamento foi na última sexta-feira (15), em uma transmissão ao vivo.

"Nas reuniões, o TJ não se posiciona fazendo a proposição de acordo entre a Administração e o sindicato, por isso o Sindjus propõe uma mesa de negociação. Para nós, é fundamental que se tenha uma mesa de negociação porque dessa forma é possível ter uma ata contendo o compromisso da Administração, de que será cumprida a proposta. E, infelizmente, o que estamos tendo atualmente são só conversas e não negociações de fato", explica Marco Velleda, diretor de Comunicação do Sindjus/RS. 

Como parte da ação, uma vigília pelo fim da desigualdade no TJRS teve início nesta segunda-feira (18) em frente ao Tribunal. A atividade, que seguirá até o dia 22 de julho, está sendo realizada de forma conjunta com a Associação dos Oficiais de Justiça do RS (Abojeris). Em cada dia da semana, haverá a participação de trabalhadores de diferentes regiões do estado. Além disso, no dia 29 de julho, às 14h, será realizado o ato estadual e Assembleia Geral Extraordinária, também em frente ao Tribunal, para definir os próximos passos da mobilização.

Embora o reajuste salarial anual seja um direito de todo trabalhador, garantido pela Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), de acordo com o coordenador-geral do Sindjus/RS, Osvaldir Rodrigues, a categoria está há oito anos sem o reajuste. "Os servidores e servidoras da Justiça gaúcha acumulam perdas salariais superiores a 50%, enquanto os membros do Poder Judiciário garantem mais privilégios, como a Gratificação por Acúmulo de Acervo e pagamento retroativo dos subsídios. A situação dos trabalhadores e dos aposentados é insustentável", frisa Osvaldir.

Na página da ação, uma enquete foi criada para definir o índice mínimo emergencial. A consulta deve ser feita no site https://lutasdigitais.com.br

Assista a live de lançamento da campanha

 

Regiões convocadas para a vigília pelo fim da desigualdade no TJRS 

Local: em frente ao Tribunal de Justiça, na Av. Borges de Medeiros, n° 1565, bairro Praia de Belas, em Porto Alegre. 

- Segunda-feira (18): Porto Alegre e região Metropolitana; 

- Terça-feira (19): regiões de Pelotas e Litoral Norte;

- Quarta-feira (20): regiões de Passo Fundo e Caxias Do Sul;

- Quinta-feira (21): regiões das Missões e Livramento;

- Sexta-feira (22): regiões de Santa Maria e Santa Cruz.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Katia Marko