Minas Gerais

DEMOCRACIA

Após ataques de Bolsonaro, Faculdade de Direito da UFMG defende sistema eleitoral do Brasil

Nota pública afirma que resultado das eleições deve ser respeitado

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
Bolsonaro voltou a colocar em questão a confiabilidade do sistema eleitoral brasileiro e atacou os ministros STF - Fábio Pozzebom/ Agência Brasil

Após declarações de Jair Bolsonaro em reunião com embaixadores estrangeiros, a Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) divulgou uma nota pública que expressa apoio e confiança no sistema eleitoral brasileiro. 

O documento, assinado pelo professor e diretor da unidade acadêmica, Hermes Vilchez Guerrero, e divulgado na terça-feira (19), afirma que os ataques à credibilidade do sistema eleitoral do país não possuem fundamento. 

:: Leia mais notícias do Brasil de Fato MG. Clique aqui ::

“São infundados e baseados em ampla campanha de desinformação em desacordo com a Constituição de 1988 e a legislação eleitoral”, afirma a nota. 

No encontro com os embaixadores, na segunda-feira (18), Bolsonaro voltou a colocar em questão a confiabilidade do sistema eleitoral brasileiro e atacou os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Nós não podemos enfrentar mais uma eleição sob o manto da desconfiança. Temos que ter a certeza de que o voto de um eleitor, vai para aquela pessoa”, afirmou o presidente, durante a reunião. 

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Além de enfatizar que o processo eletrônico, adotado pelo Brasil desde 1996, é mundialmente reconhecido e sem histórico de fraudes, o documento da Faculdade de Direito da UFMG afirma que o resultado da disputa eleitoral deve ser respeitado. 

“Assim como qualquer tentativa de ruptura institucional deve ser prontamente rechaçada pelas instituições constitucionais brasileiras”, completou. 

Leia a nota completa, neste link. 
 

Edição: Larissa Costa