Rio Grande do Sul

Debate Virtual

João Pedro Stédile debate questão agrária e projeto popular para o país em evento online

Atividade nesta sexta-feira (22), às 14h, faz parte da 9ª Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária da Unipampa

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Com pautas relacionadas aos territórios dos povos e comunidades, a 9ª Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA 2022 - Unipampa) teve início no dia 20 de maio - Foto: Divulgação

Dando sequência às atividades da 9ª Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA 2022 - Unipampa), nesta sexta-feira (22) acontece uma conversa com João Pedro Stédile, liderança do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Com o tema "Questão Agrária e o projeto de país: desafios da Educação do Campo", o debate inicia às 14h, com transmissão pelo Canal da Articulação Sul em Defesa da Educação do Campo. A atividade será certificada a partir da lista de presença que será disponibilizada durante o evento.

Com pautas relacionadas aos territórios dos povos e comunidades, a 9ª Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA 2022 - Unipampa) teve início no dia 20 de maio, no auditório do prédio acadêmico do campus de Dom Pedrito da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Organizada pelo Conselho Comunitário do Curso de Educação do Campo, o evento tem como tema neste ano “Reforma Agrária Popular e Projeto de País: Os desafios da Educação do Campo”. 

A jornada ocorre desde 2014 e já envolveu mais de 70 instituições de ensino superior, grupos, núcleos e laboratórios de estudo e pesquisa e programas de pós-graduação. Também participam coletivos de trabalho, estudantes de diversos cursos de graduação, movimentos e organizações populares do campo e da cidade que se articularam em torno do estudo e do debate das múltiplas dimensões que envolvem o tema da questão agrária e da reforma agrária popular.

Conforme destacam os organizadores, nos últimos anos a jornada realiza várias atividades de diálogo com movimentos sociais, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM) e a Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (CONAQ). Assim como comunidades e povos originários (Kaingangs, Guaranis e Charruas) e tradicionais (em especial quilombolas, agricultores e pecuaristas familiares, assentados de Reforma Agrária, povos de terreiro, pomeranos, ciganos, bezendeiras, trabalhadores assalariados rurais e urbanos, catadores de materiais recicláveis e outros). 

O debate desta sexta poderá ser acompanhado através neste link


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Marcelo Ferreira