Paraná

Solidariedade

MST prepara doação de mais de 50 toneladas de alimentos nesta sexta (22), em Guarapuava (PR)

Com a ação, MST do Paraná ultrapassa marca de 1.000 toneladas de alimentos partilhados no estado

Curitiba (PR) |
Primeira doação realizada pela região ocorreu em maio de 2020, com mais de 50 toneladas - Foto: Wellington Lenon

Nesta sexta-feira (22), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) fará mais uma ação de doação de alimentos para famílias urbanas em situação de vulnerabilidade de Guarapuava, região centro-sul do Paraná. A expectativa é que sejam arrecadados mais de 52 toneladas de alimentos, com participação de mais de 25 comunidades de 10 municípios das regiões centro, centro-sul e centro-oeste do estado.

A ação lembrará o Dia da Agricultura Familiar Camponesa, que é comemorada mundialmente no dia 25 de julho. A agricultura familiar é responsável pela produção de mais de 70% dos alimentos que chegam à mesa da população brasileira, de acordo com o Censo Agropecuário de 2017 e o Banco Mundial.

A previsão de saída do comboio com os alimentos é às 7h, do  Assentamento Nova Geração, e vai até a paróquia Santa Cruz. Antes de serem distribuídos, os alimentos serão abençoados pelo Padre Carlos de Oliveira Egler. As cestas serão distribuídas a famílias dos bairros Paz e Bem, Colibri, Residencial 2000, Jardins da América, Charquinho, Adão Kaminski e Santa Cruz.

Dentre os alimentos partilhados pelas famílias camponesas estão grãos, frutas, legumes e tubérculos. Todos são fruto do trabalho das famílias Sem Terra e vão chegar à mesa das famílias que mais precisam de sete bairros de Guarapuava.

“Nós das famílias do MST lutamos incansavelmente para que a Reforma Agrária Popular, por Teto, Terra e Trabalho aconteça em nosso país, para que assim mais famílias tenham direito a um pedaço de chão, onde possam produzir alimentos para a própria subsistência e também para partilhar”, comenta Iara de Souza, da coordenação estadual da região centro do MST.


Mutirão de colheita de 1.000 quilos de mandioca que serão doados pelo Centro de Produção Agroecológico Pinheiro Machado / Foto: Marta Kaminski


Solidariedade permanente e coletiva

Com a ação desta sexta-feira, o MST do Paraná vai ultrapassar as 1.000 toneladas de alimentos partilhados desde o início da pandemia. De abril de 2020 até este mês, 995 toneladas de alimentos e 140 mil marmitas da terra foram distribuídas no estado.

São mais de 25 comunidades camponesas do MST que se somam nesta ação, que faz parte da campanha de solidariedade permanente que o MST desenvolve em todo o território nacional desde o início da pandemia. A Campanha tem o objetivo de mostrar que a Reforma Agrária é a única saída para o desenvolvimento de um Brasil com soberania alimentar. 

Edição: Lia Bianchini