Rio Grande do Sul

RECONHECIMENTO

Sessão solene presta homenagem à Tereza de Benguela na próxima quarta-feira (27)

Proposto pela vereadora Ana Affonso, evento acontece na Câmara de São Leopoldo e fortalece a luta das mulheres negras

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Dia 25 de Julho é a data de celebrar o Dia Nacional de Tereza Benguela e Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha - Reprodução

A Câmara de Vereadores de São Leopoldo (RS) promove, na próxima quarta-feira (27), às 18h, uma sessão especial para homenagear Tereza de Benguela, líder quilombola do século 18, e as mulheres negras. O requerimento da homenagem foi feito pela vereadora Ana Affonso (PT) a pedido da secretária de Direitos Humanos, Nadir de Jesus.

Símbolo de resistência e liderança na luta contra a escravização, Tereza de Benguela ou ‘‘Rainha Tereza”, viveu no século 18 e assumiu a liderança do Quilombo de Quariterê, chefiado pelo marido, José Piolho, depois que ele foi assassinado, em Mato Grosso. Tereza apoiou a luta da comunidade negra e indígena contra a escravidão por duas décadas. Ela resistiu até 1770, quando foi presa e morta pelo Estado.

O dia 25 de julho foi instituído como Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra pela Lei 12.987, de junho de 2014, assinada pela então presidenta Dilma Rousseff (PT). A data foi criada para lembrar a luta das mulheres contra a escravização e coincide com a celebração do Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha. 

Segundo a vereadora Ana Affonso, proponente da homenagem, o momento reconhece e fortalece a luta da população negra de São Leopoldo. De acordo com o Censo do IBGE de 2010, 13,69% da população leopoldense é negra.

“Esta Casa Legislativa em 2021 teve o orgulho em ter a presença da vereadora Nadir compondo uma das cadeiras do Legislativo. Este reconhecimento é indispensável, um marco na história, já que nestes 176 anos esta foi a primeira vez que tivemos uma mulher negra aqui entre nós. Isto é de uma importância tão grande, não só do ponto de vista da representatividade, mas também porque traz um resultado concreto na vida das mulheres negras e da população negra da cidade”, afirma. 

Esta será a segunda vez que o Legislativo realiza um evento alusivo ao dia 25 de julho, que comemora o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Haverá transmissão ao vivo nos perfis da Câmara de Vereadores nas redes sociais.

“Esta atividade faz parte da trajetória do nosso mandato que sempre apoiou todas as ações que tenham como objetivo fomentar o debate sobre a emancipação das mulheres negras e o fim da desigualdade étnico-racial”, comenta Ana.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Marcelo Ferreira