Rio Grande do Sul

SEGURANÇA ALIMENTAR

Consea-RS realiza conferência estadual para discutir formas de enfrentar a fome

Etapa final da conferência reúne delegados de diversas localidades do estado para definir prioridades e ações

Brasil de Fato | Porto Alegre |
No RS, quase metade da população encaixa-se nos níveis de insegurança alimentar e cerca de 1 milhão de gaúchos não têm o que comer - Foto: Fabiana Reinholz

Com o objetivo de elaborar um diagnóstico, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do RS (Consea-RS) chama a população gaúcha, através da 8ª Conferência de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Rio Grande do Sul (VIII CESSANS-RS), para debater e formular as diretrizes para as políticas públicas que garantirão a alimentação da população e uma vida digna. O evento será aberto ao público e terá transmissão online pelos canais da Assembleia Legislativa do RS. Durante os dias 27 e 28 de julho, o tema debatido será “A fome voltou! Medidas já!”.

Conforme o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil (II VIGISAN), elaborado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Rede PENSSAN) e divulgado em junho deste ano, são mais de 33,1 milhões de brasileiros em passando fome, destas 125,2 milhões de pessoas vivem com algum grau de dificuldade para se alimentar. No Rio Grande do Sul, quase metade da população encaixa-se nos níveis de insegurança alimentar e cerca de 1 milhão de gaúchos não têm o que comer.

A primeira etapa da VIII CESSANS-RS foi realizada dos dias 1º de maio a 14 de julho e movimentou diversos setores do estado através das conferências municipais, regionais, territoriais e livres. Já a segunda etapa, que acontecerá esta semana no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, reunirá delegados de diversas localidades do estado para definir prioridades e ações.

O presidente do Consea-RS, Juliano de Sá, salienta que a primeira etapa da VIII CESSANS cumpriu seu grande objetivo: mobilizar os diversos municípios em todas as regiões do estado. “Depois de tantas discussões e propostas que estão vindo destes municípios e destes grupos setoriais, nós temos a expectativa que a etapa estadual da conferência será de grande importância por conseguir trazer à tona os relatos, diagnósticos e propostas a partir das diferentes realidades do RS”, destaca.

A programação contará com as presenças do ex-diretor-geral da Organização das Nações Unidas para alimentação e Agricultura (FAO), ex-ministro de Segurança Alimentar e Combate à Fome e atual presidente do Instituto Fome Zero, José Graziano da Silva, o sociólogo e integrante da Rede PENSSAN, Renato Carvalheira do Nascimento, e a coordenadora da Área de Advogacia da Ação da Cidadania, Ana Paula Souza.

Diretrizes serão entregues ao governo estadual

A Conferência terá as mesas de debate estruturadas em três eixos versando sobre a fome: as causas, as consequências e as soluções. Também terão eixos temáticos que tratam sobre produção de alimentos, educação alimentar, políticas públicas de segurança alimentar e nutricional, que guiam a elaboração das diretrizes a serem entregues ao governador do estado no final do evento.

O presidente do Consea-RS frisa que a participação da população gaúcha será muito importante para contemplar todas as medidas necessárias no combate à fome. “Este evento aparece para todos nós com um sinal de esperança para os próximos tempos, que não serão fáceis, no que se refere à luta pela garantia do direito humano à alimentação. Juntos, em um ato simbólico, ao final da Conferência, queremos levar para o conhecimento do governo do estado as propostas que foram construídas e que o grupo envolvido entendeu ser importante para este momento tão delicado no que se refere às políticas de segurança alimentar e nutricional”, coloca Juliano.

A VIII CESSANS-RS é organizada e coordenada por representantes do Consea-RS, da Assembleia Legislativa RS e da Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social do RS, com apoio da Emater/Ascar-RS.

Para acompanhar o processo de mobilização e realização da Conferência, basta acompanhar as redes sociais do Consea-RS: Facebook | Instagram.

Atividades culturais e lançamento de livro integram a programação

Integrando a programação da VIII CESSANS-RS, estão as apresentações do cantor Richard Serraria, prevista para às 13h30 no início do evento, e do rapper Rafa Rafuagi, que acontecerá na quarta-feira, às 18h, após a solenidade de abertura. Já na quinta-feira (28), se apresentarão a dupla Carlos e Karine.

Também na quinta, logo após a Mesa II, será realizado o lançamento do livro “Sistemas alimentares no século 21: debates contemporâneos”, organizado pelos professores Potira Preiss e Sérgio Schneider. A publicação integra a “Série Estudos Rurais”, desenvolvida pela Editora UFRGS e o PGDR – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da UFRGS. A obra está disponível no LUME – Repositório Digital da UFRGS.

No turno da tarde, às 13h30, será exibida a websérie “Promovendo a Alimentação Saudável na Escola e na Comunidade”,  produzida pelo Núcleo Rio Grande do Sul da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável e outros colaboradores convidados e com o apoio da ACT - Promoção da Saúde e do Instituto Ibirapitanga. Ainda na quarta-feira, às 18h, será exibido o filme Cordão Verde, que aborda a produção de alimentos orgânicos no Brasil e na Holanda.

O Consea-RS

O Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Rio Grande do Sul é o órgão de articulação entre governo e sociedade civil para o estabelecimento de Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável. Criado pela Lei nº 11.914, de 11 de maio de 2003, o Consea-RS é vinculado ao Gabinete do Governador do Estado e conta com suporte logístico da Secretaria do Trabalho e Assistência Social. Com o advento da Lei nº 12.861 de 18 de dezembro de 2007, o Consea-RS constitui-se em uma das instâncias do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Estado do Rio Grande do Sul (SISANS RS).

Programação completa

27 de julho, quarta-feira

12h - Abertura do credenciamento

13h30 - Atração cultural: Richard Serraria 

13h50 - Saudação de boas vindas - Juliano Sá (Presidente do CONSEA-RS) e Ana Mattos (Vice-presidenta do CONSEA-RS)

14h - Leitura e aprovação do regulamento: Luanda Conrado e Bruna Pedroso (CONSEA-RS)

14h15 - MESA I: As causas da fome

Mediação:
- Melissa Bargmann(CONSEA-RS)
- Eliane Brochet (CONSEA-RS)

Participação:
- Renato Carvalheira do Nascimento (Rede PENSSAN)
- Miriam Balestro (ex-promotora de justiça MP-RS)
- Nilson Lira Lopes (Movimento Nacional População de Rua)
- Vera Beatriz Soares (FONSANPOTMA)

16h30 - Solenidade de abertura com autoridades

17h30 - Atração cultural - Rafa Rafuagi

18h - Exibição do Filme Cordão Verde

28 de julho, quinta-feira

8h - Credenciamento

8h30 - Atração cultural - Karen Alves Felix dos Santos e Carlos Junior

8h45 - MESA II: As consequências da volta da fome e Lançamento Livro “Sistemas alimentares no século 21: debates contemporâneos”

Mediação:
- Potira Preiss (CONSEA-RS)
- Márcia Falcão (CONSEA-RS)

Participantes:
- José Graziano da Silva – Instituto Fome Zero
- Catia Grisa - (UFRGS e CONSEA-RS)
- Franciele Bellé – (agricultora agroecológica, FAE e CONSEA-RS)
- Kota Mulanji (Coordenadora Nacional FOSANPOTMA)

10h30 - Trabalho em grupos por eixos temáticos

12h - Almoço

13h - Projeção Websérie: Promovendo a Alimentação Saudável na Escola e na Comunidade

13h30 - Apresentação das Diretrizes Temáticas

Mediação:
- Flávia Muradas Bulhões (CONSEA-RS)
- Fernanda C. França De Vasconcellos (CONSEA-RS)

15h45 - MESA III: As soluções para a fome

Mediação:
- Juliano Sá (CONSEA-RS)
- Ana Mattos (CONSEA-RS)

Participantes:
- Ana Paula Souza - Ação da Cidadania
- Santiago Matos - Frente Nacional Contra Fome e Sede
- Jean Pierre Tertuliano: Conferência Popular Soberania por Democracia, Direitos, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional e do Colegiado dos CONSEAS Estaduais (CPCE)
- Cozinha Solidária da Azenha - MTST
- Projeto CUT nas comunidades
- MST
- MPA
- FETRAF
- FETAG

16h30 - Ato entrega das diretrizes ao governador do RS.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Marcelo Ferreira