Rio Grande do Sul

Agricultura Familiar

Ex-capitão da Seleção Brasileira, Raí conhece o maior assentamento da reforma agrária no RS

Visita aconteceu neste sábado (23), no Assentamento Filhos de Sepé, em Viamão, na região Metropolitana de Porto Alegre

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Raí pretende visitar assentamentos em outras regiões do país e conhecer o campo de futebol da Escola Nacional Florestan Fernandes - Foto: Divulgação

Educação e direitos sociais têm sido a preocupação do ex-jogador Raí Souza Vieira de Oliveira, ou simplesmente Raí, desde que deixou os gramados. Esta foi a motivação para a criação da Fundação Gol de Letra, que trabalha com jovens nas periferias de São Paulo e no Rio de Janeiro. E a motivação também para conhecer a experiência de um assentamento de reforma agrária no Rio Grande do Sul.

Atualmente fazendo um Mestrado em Ciência Política na França, Raí visitou o Assentamento Filhos de Sepé, em Viamão, na região Metropolitana de Porto Alegre. Com 376 famílias, é o maior assentamento de reforma agrária do estado em extensão, com mais de 9 mil hectares. É ali também que se concentra a maior área de produção do arroz agroecológico.


O ex-jogador visitou também o Instituto de Educação Josué de Castro, onde pode conhecer as experiências de escolarização e capacitação profissional / Divulgação

A visita incluiu o Instituto de Educação Josué de Castro, onde o ex-jogador pode conhecer as experiências de escolarização e capacitação profissional e também falou sobre os programas desenvolvidos pela Gol de Letra nesta área. Raí visitou ainda famílias de produtores de hortigranjeiros que atendem as dezenas de feiras orgânicas da região e conheceu a agroindústria de beneficiamento de arroz do assentamento. 


Raí recebeu uma cesta de famílias de produtores de produtos orgânicos da cooperativa do assentamento / Divulgação

"Ele pode ver praticamente todo o processo de produção do arroz, da preparação da terra ao produto pronto para comercialização” conta Cedenir de Oliveira, da direção do Movimento Sem Terra, “e também conheceu as diversas formas de cooperação que um assentamento desenvolve, de um grupo informal, de uma compra conjunta de máquinas, passando por grupos de mulheres até uma cooperativa”.


Ele também conheceu a agroindústria de beneficiamento de arroz do assentamento de Viamão / Divulgação

“Neste momento em que vivemos é importante conectar todas estas experiências que buscam a transformação social para que passo a passo a gente possa mudar o país”, afirmou Raí, “vim aqui sobretudo para aprender”.

O ex-capitão da Seleção Brasileira ainda pretende visitar assentamentos em outras regiões do país e conhecer o campo de futebol da Escola Nacional Florestan Fernandes que leva o nome do seu irmão, Doutor Sócrates, em Guararema (SP). Raí quer reunir estas experiências para desenvolver um novo projeto social na região Nordeste do país.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Katia Marko