Rio Grande do Sul

SAÚDE MENTAL

Centro de Valorização da Vida de Porto Alegre realiza curso para novos voluntários

A formação é gratuita e tem duração de 13 semanas; início das aulas está previsto para o dia 17 de agosto

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Em Porto Alegre, o CVV presta serviço de escuta ativa e compreensiva desde 1971 - Foto: Divulgação

No mês que marca o Dia Nacional do Voluntariado no Brasil, celebrado em 28 de agosto, o Centro de Valorização da Vida (CVV), sede Porto Alegre, abre duas turmas de novos voluntários para atuarem no serviço de apoio emocional e prevenção de suicídio. O curso é gratuito e terá início no dia 17 de agosto. 

De acordo com Liziane Eberle, porta-voz do CVV em Porto Alegre, os horários das aulas serão das 9h às 12h e das 19h30 às 22h30. O curso tem duração de 13 semanas e será realizado de forma totalmente remota pela plataforma Zoom. Pessoas interessadas devem escolher uma das turmas.

“Quem tem vontade de ajudar outras pessoas e quer contribuir para uma sociedade melhor, mais fraterna, mais solidária, e não sabe como, pode vir ser voluntário do CVV. Conversar com as pessoas que precisam conversar, ser aquele ouvido amigo na hora mais necessitada de alguém”, comenta Liziane. 

Para ser voluntário(a), é necessário ter a partir de 18 anos e disponibilidade de 4h30 semanais para realizar os atendimentos. O voluntário(a) também precisará participar de reuniões de grupo uma vez por mês e realizar capacitações oferecidas pelo CVV uma vez por ano.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: [email protected]

Escuta ativa e compreensiva

Fundado em São Paulo em 1962, o Centro de Valorização da Vida é uma associação civil sem fins lucrativos que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que necessitam conversar, sob total sigilo pelo telefone 188, 24 horas todos os dias. Ainda há os atendimentos por e-mail e chat, que podem ser acessados pelo site cvv.org.br. Em Porto Alegre, o CVV presta serviço de escuta ativa e compreensiva desde 1971.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Marcelo Ferreira