Rio Grande do Sul

Eleições 2022

PSB mantém pré-candidatura de Beto Albuquerque ao Piratini apesar de informações divergentes

Reunião do diretório nacional do PT tenta adequar situação no RS; Partido afirma seguir aberto ao diálogo

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Beto Albuquerque afirma que segue pré-candidato ao governo do estado pelo PSB - Foto: Humberto Pradera/PSB Nacional

Ainda não está definido o cenário eleitoral para a disputa ao Piratini em outubro, com relação às candidaturas do Partido dos Trabalhadores (PT) e do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Uma reunião no diretório nacional do PT agendada para a tarde desta quarta-feira tenta resolver impasse entre as disputas ao Executivo estadual do RS e do RJ.

No RS, ambos os partidos já lançaram seus nomes para a disputa: Edegar Pretto deve concorrer pelo PT e Beto Albuquerque pelo PSB. Porém, o que ocorre é que ambos os partidos mantém intenções de formalizar alianças, oferecendo a posição de vice-governador.

Na grande imprensa, as informações sobre as intenções são divergentes: Na Folha de São Paulo, por exemplo, é dada como certa a desistência de Beto Albuquerque. Ainda, afirma que o PSB apoiará o PT na disputa eleitoral pelo Executivo gaúcho. Já o portal Metrópoles vai no sentido contrário, de que o PSB mantém a candidatura.

A reportagem do Brasil de Fato RS entrou em contato com a assessoria de comunicação do PSB/RS, que negou a desistência de Albuquerque: "Tem reunião da executiva nacional amanhã (28). Tem convenção sexta (29). O Beto segue pré-candidato", afirmou.

O partido já havia homologado o nome de Beto Albuquerque em convenção estadual, porém, deixando autorizado que a executiva estadual da sigla "continue nas tratativas para composição e ajustes da chapa majoritária nas próxima semanas, com prazo final no dia 5 de agosto".

Em mensagem de áudio encaminhada a grupos de Whatsapp, o próprio Beto Albuquerque negou a versão da Folha de São Paulo, afirmando que nada foi discutido internamente neste sentido. Disse também que está a caminho de Brasília para debater a situação da sigla, e se a mesma terá recursos financeiros para tocar a campanha. Afirmou, por último, que tentará uma reunião pessoal com o ex-presidente Lula, para discutir o tema.

Em contato com a reportagem do BdF RS, Jorge Branco, integrante da coordenação da campanha de Edegar Pretto (PT), afirmou que o partido não irá se manifestar sobre a desistência ou não de Albuquerque, mas que insistirá publicamente na proposta de oferecer vagas abertas ao PSB na federação Brasil da Esperança.

"O PT sempre esteve aberto para a composição com o PSB, a retirada ou não da candidatura de Beto não altera esse diálogo", afirmou Branco. O PT fará sua convenção estadual neste domingo (31), quando os acordos devem estar acertados.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Katia Marko