Rio Grande do Sul

Eleições 2022

Edegar Pretto (PT) deve ser oficializado candidato a governador neste domingo (31)

Convenção da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) vai estabelecer candidaturas e o cargo de vice-governador

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A convenção deve confirmar o nome de Edegar Pretto (PT) para a disputa ao governo do estado - Foto: Rafael Stedile

Está marcada para o próximo domingo (31) a convenção partidária estadual da Federação Brasil da Esperança, composta pelos partidos PT, PCdoB e PV no Rio Grande do Sul. O evento começa às 10h, no Ritter Holtel em Porto Alegre. 

A convenção deve confirmar o nome de Edegar Pretto (PT) para a disputa ao governo do estado. O ex-governador Olívio Dutra (PT) também deve ser confirmado para disputar vaga ao Senado. Além de Olívio, devem ser apresentados outros dois nomes, dos outros partidos que compõem a Federação, para também fazerem parte da candidatura ao Senado, no formato de uma candidatura coletiva, proposta por Olívio.

Além da chapa majoritária, ainda será apresentada a nominata de candidatos a deputados e deputadas estaduais e federais das três siglas que compõem a federação. O evento irá colocar fim a um impasse que se estabeleceu entre a possibilidade de uma composição com o PSB, tentativa que teve alguns desencontros de informações nesta semana. Nesse sentido, será apresentado quem será candidato a vice na chapa junto com Pretto.

A coordenação de campanha ressalta que o evento deverá apresentar a assinatura de uma carta de compromissos com a população gaúcha, pelo pré-candidato ao Executivo. Para este, o ato de se comprometer publicamente com a população do estado por meio de um documento simboliza a disposição de cumprir estes prometidos.

Divergência de informações causou desconforto entre partidos

As notícias com informações divergentes veiculadas na grande imprensa essa semana causaram um abalo nas tratativas entre o PT e o PSB. Conforme o Brasil de Fato RS noticiou, uma reunião no diretório nacional do PT, realizada na tarde da quarta-feira (27), tentava resolver impasse da possibilidade de composição entre os dois partidos no RS.

Porém, uma notícia veiculada na Folha de São Paulo dava como certa a desistência de Beto Albuquerque, afirmando que o PSB apoiaria o PT na disputa eleitoral pelo Executivo gaúcho. A matéria colocou ainda que a fonte da informação seria a própria presidenta nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffman. A declaração gerou desconforto entre as siglas e causou descontentamento entre os quadros do PSB no estado.

Um assessor da campanha de Beto Albuquerque confirmou ao Brasil de Fato RS que a informação não procedia, que o partido mantinha a pré candidatura. O próprio Beto desmentiu a informação em áudio enviado a apoiadores em grupos de Whatsapp, afirmando que somente o próprio PSB poderia dar tal afirmação e que, inclusive, estaria a caminho de Brasília para tratar das possibilidade materiais de sua campanha com o presidente nacional do PSB.

Por outro lado, em comunicado enviado a imprensa gaúcha, a própria Gleisi Hoffmann negou ter dado tal informação à Folha de São Paulo. Elas lamentou o que chamou de "interpretação maliciosa de uma notícia para a qual não prestei nenhuma declaração ou informação".

A presidenta nacional do PT disse ainda que o "diálogo com o PSB sempre foi respeitoso e construtivo, não comportando intrigas", e que o partido continua tentando fortalecer a possibilidade "de uma potente frente democrática e progressista, com os partidos e forças políticas que integram nossa aliança nacional".


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Marcelo Ferreira