Distrito Federal

Rap Nacional

Ceilândia recebe novo festival de Hip Hop

MV Bill e Salvador da Rima participam do evento que acontece nesta sexta-feira (29) , às 21 horas, na Praça da Bíblia

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Rapper carioca promete show com grandes sucessos; evento é gratuito - Foto: Thiago Lima

Nesta sexta-feira (29), o público da cultura Hip Hop do Distrito Federal recebe o Festival Brasília Hip Hop, que será realizado na Praça da Bíblia, em Ceilândia Norte, com início às 21 horas.

O evento reunirá mais de 10 grupos do gênero. Entre as atrações estão o rapper carioca, MV Bill, Salvador da Rima (SP) e os grupos locais de forte expressão como Guind'art 121, Voz Sem Medo e Sobreviventes de rua.

A Praça da Bíblia onde será realizado o evento tem capacidade para receber até oito mil pessoas. A organização do evento espera receber de quatro a seis mil pessoas no local.

"Haverá uma grande estrutura. Estamos produzindo um evento profissional e organizado", aponta Daher, um dos organizadores do evento e membro do grupo Guind'art.

Para os artistas que irão se apresentar também há uma espera positiva. 

"Toda vez que vamos ao DF, somos sempre muito bem recebidos. Ainda não é o show da nossa nova turnê, que deve começar a partir de outubro. Este show faz parte de algumas apresentações que estamos fazendo para nos reconectarmos com o público, já que ficamos dois anos parados durante a Pandemia. O fato de ser um festival com a presença de vários outros nomes importantes também do rap me deixa muito empolgado", destaca MV Bill, que sobe ao palco às 2 da manhã, acompanhado da irmã Kmila CDD.

Ele fala ainda da sensação de voltar aos palcos na Capital do país na cidade de Ceilândia e de como será a apresentação.

"Estar em eventos em Brasília já é importante, mas quando a gente fala do local específico Ceilândia, seja sul ou norte, ganha um contorno ainda mais especial, pois é um local emblemático de Brasília. Tenho amigos, já fui várias vezes, fiz shows e entrevistas. É um local que já tenho uma conexão grande. E poder voltar agora depois de tudo isso para fazer música vai ser bem legal", diz. 

Vanguarda do rap nacional

O DF, em especial, a Ceilândia, exportou nomes como Câmbio Negro, Viela 17, DJ Jamaika e Rapadura para o cenário nacional cultural. O rap da cidade buscou sempre apresentar em sua poesia denúncias sobre as dificuldades dos jovens periféricos, da violência e do tráfico de drogas. Estes artistas desempenharam trabalho árduo em busca de  expressão e visibilidade, não só dentro da capital federal, mas no Brasil.

MV Bill reconhece o Distrito Federal como vanguarda do rap brasileiro.

"A cena rap de Brasília sempre foi muito efervescente. Por um período só conseguimos achar rap brasileiro gravado em São Paulo. O DF foi o segundo na exportação de grupos de rap com discos, gravações, videoclipes e gravadoras para o país. Então, sempre esteve na vanguarda. Sempre esteve à frente. E hoje, a cena continua muito forte com os grupos mais antigos, mas também com os novos nomes que surgiram para dar continuidade e não deixar o legado morrer", comenta MV Bill.


O jovem rapper Salvador da Rima é uma das atrações do Festival / Divulgação/Instagram

Pela primeira vez no Distrito Federal, o rapper paulista Salvador da Rima, de 21 anos, se diz ansioso para o encontro com os fãs, o que considera um momento importante pois é "onde acontece a inspiração para nossas músicas".

O artista contou ainda que conhece o trabalho dos grupos de rap do DF e reconhece a importância. "Me espelho muito na carreira deles . Será um honra fazer parte dessa história do DF".

O ingresso para participar do Festival é a doação de 1kg de alimento não perecível.

Serviço

Sexta-feira, 29 de julho

Horário: 21 horas

Local: Praça da Bíblia, Ceilândia Norte

Shows: Guindart_121, Atitude Consciente, Mv Bill, Salvador da rima, Sobreviventes de Rua, Voz sem Medo, Coktel Molotov e outros.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino