Rio Grande do Sul

Mobilização

Luzes do conhecimento e da cultura vão para as ruas de Porto Alegre em defesa da democracia

Ato convocado por comunidade acadêmica acontecerá na próxima segunda-feira, 1º de agosto, a partir das 18h30

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Concentração do ato será em frente a Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Divulgação / ABJD

Movimentos sindicais, estudantis e sociais vão promover um ato, na próxima segunda-feira (1º), intitulado “Luzes pela Democracia”. A iniciativa é do Coletivo FrenteUFRGS. A concentração ocorrerá às 18h30 em frente à Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com abraço no extra muros da universidade. Após será realizada uma caminhada até o viaduto da Sarmento Leite. A ideia é que cada um leve sua luz para iluminar o trajeto, seja com lanternas, luzes de celulares, velas, sinalizadores, entre outros.  

A organização do ato afirma que vai às ruas em defesa da democracia, em tempos de repetidos ataques às instituições democráticas. “Frente ao crescimento da violência política e das ameaças de ruptura institucional, é hora de ocupar as ruas para demonstrar ativa e pacificamente nosso compromisso com a democracia e a nossa rejeição a uma política que só produz morte e destruição. Por isso, contra o atraso do autoritarismo e da violência, mobilizamos as luzes do conhecimento e da cultura. Afinal, universidade rima com liberdade!”, detalha Márcia Barbosa, cientista, professora da UFRGS e membra da academia mundial de ciências, sobre as motivações e objetivos do ato. 


A organização do ato afirma que vai às ruas em defesa da democracia, em tempos de repetidos ataques às instituições democráticas / Divulgação

O evento conta com o apoio do Comitê em Defesa da Democracia e do Estado Democrático de Direito, Rede Estação Democracia (RED), União Estadual de Estudantes Dr. Juca (UEE), DCE da UFRGS, Associação de pós-graduandos da UFRGS (APG), Representação Autônoma Docente (RAD), SomosUFRGS, FrenteUFRGS, Nós Defendemos a UFRGS-UFCSPA-IFRS, Eu Defendo a UFRGS, Seção Sindical ANDES dos docentes UFRGS, Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior de Porto Alegre (ADUFRGS Sindical), Sindicato dos Técnico-Administrativos da UFRGS (ASSUFRGS) e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Marcelo Ferreira