Rio Grande do Sul

ELEIÇÕES 2022

PT e PSOL fecham acordo inédito e vão disputar juntos o governo gaúcho

Na composição da chapa da esquerda, Pedro Ruas será o vice de Edegar Pretto, enquanto PSB decide o que vai fazer

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A união de Pretto e Ruas já no primeiro turno representa um fato inédito na história dos dois partidos no Rio Grande do Sul - Foto: Marcelo Ferreira

No começo desta noite (29), o pré-candidato do PT ao governo do estado, Edegar Pretto, postou no twitter: “O vereador @PedroRuasPSol será o meu vice na chapa para a disputa do Piratini. Juntos representamos a unidade do campo popular para construir o #RSqueoPovoquer #JuntosPrettoRuas”. A união de Pretto e Ruas já no primeiro turno representa um fato inédito na história dos dois partidos no Rio Grande do Sul.

É o resultado de uma longa negociação entre os dois partidos que teve muitas idas e vindas. PT e PSOL estiveram próximos, depois distanciaram-se e, agora, se reaproximam, sobretudo motivados, além da necessidade de unir forças, pelo surgimento de uma candidatura coletiva ao Senado. 

O vereador Roberto Robaina (PSOL) foi indicado para a primeira suplência de Olívio Dutra (PT), que anunciou na segunda-feira (25) a intenção de concorrer ao Senado liderando um mandato coletivo. Caso eleito, ele e os suplentes dividirão o mandato. O PCdoB deve indicar até domingo, data da convenção estadual do PT, o nome para a outra suplência.

Para Edegar Pretto não é por acaso que Olívio Dutra veio para a linha de frente e que a Federação PT, PCdoB e PV dialogou incansavelmente com o PSOL e a Rede Sustentabilidade. “Eu tenho muito orgulho desse momento. É com muita responsabilidade com o nosso Rio Grande do Sul que os nossos partidos construíram essa unidade. Foi muito diálogo, escuta e compromisso assumido conjuntamente. Nós vamos lutar muito para ter aqui no RS um palanque potente para o presidente Lula”, afirmou. 

“Eu acho que as forças progressistas do estado, as forças que de fato representam o nosso povo, se unem para poder chegar a uma vitória histórica no Rio Grande. Esse é o nosso projeto, o nosso objetivo e, na minha opinião, em termos geracionais é a nossa obrigação. E é o que nós faremos”, salientou Pedro Ruas.


O encontro ocorreu na casa de Edegar Pretto no final da tarde desta sexta-feira / Foto: Rafael Stédile

O encontro, onde foi feito o anúncio, ocorreu na casa de Edegar Pretto, com a presença do presidente do PT, deputado Paulo Pimenta; da presidenta do PSOL, deputada Luciana Genro e do vereador Roberto Robaina. Também participaram da reunião o presidente do PV, Marcio Souza; e o porta-voz da Rede, Andrezão Costa. 

:: Cenário eleitoral incerto pode incluir acordo entre PT e PSOL e desistência de Beto Albuquerque ::

Incertezas no PSB

No final da tarde, a presidente regional do PSOL, deputada estadual Luciano Genro, já antecipara que algo importante estava acontecendo: “Unidade PT/PSOL: Como presidente do PSOL tenho trabalhado na negociação e estou confiante no sucesso. Em breve isso se confirma”, postou nas redes.

Com a nova parceria, estão unidos na campanha PT, PCdoB, PV e, agora, o PSOL. Falta saber qual o rumo que tomará o PSB. Durante a semana, dois jornais, Folha de S. Paulo e O Globo, publicaram informações que o ex-deputado Beto Albuquerque desistiria da disputa. O PSB/RS reagiu à notícia, negando enfaticamente sua veracidade. 

As incertezas devem continuar até a próxima segunda-feira (1), às 11h, quando a executiva estadual do partido terá uma reunião com seu candidato a governador.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Katia Marko