Rio Grande do Sul

PUBLICAÇÃO MARXISTA

Nova edição da Revista Princípios é lançada na Associação Rio-grandense de Imprensa

Evento contou com debate sobre o tema central da edição, o dossiê “Modernismo e Revolução nos anos 1920"

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Jornalista Batista Filho abre evento do lançamento da Revista Princípios - Foto: Thamara Pereira

Foi lançada em Porto Alegre, nesta segunda-feira (1), no salão nobre da Associação Rio-grandense de Imprensa (ARI), a edição 163 da Revista Princípios, a mais longeva publicação periódica marxista do Brasil. O evento, que teve a participação de 50 pessoas presencialmente e 300 pela internet, foi aberto pelo presidente do Conselho Deliberativo da entidade, jornalista Batista Filho. Em seu discurso, ele saudou a resiliência da publicação e a associou à defesa da liberdade da opinião defendida historicamente pela associação dos jornalistas gaúchos.

O lançamento teve debate sobre o tema central da revista, que é o dossiê “Modernismo e Revolução nos anos 1920". Falaram os autores Diorge Konrad e Raul Carrion e os historiadores Paula Ramos, professora do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Miguel do Espirito Santo, presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IGHRS). A mediação foi do jornalista Walmaro Paz.

Em seguida houve uma sessão de autógrafos. O professor Diorge Konrad, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), teve sua participação online. Houve a transmissão pela internet na TV Grabois e no Facebook da ARI. A atividade foi uma promoção conjunta da Fundação Mauricio Grabois, ARI e IHGRS, com o apoio das seguintes entidades: Socecon-RS, Sindicon-RS, ADJC-RS, Cebrapaz-RS, Escola J. Amazonas, UJS, JPL, UNE, UBES, UEE, UGES, CTB-RS, Sintergs, UBM-RS e Unegro-RS.

Os participantes

Diorge Konrad é graduado em História pela UFSM, mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS), doutor em História Social do Trabalho pela Universidade Estadual de Campinas. É professor titular do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em História da UFSM e colaborador externo do Doutorado em História da Universidade Nacional de Mar del Plata, Argentina. É autor do texto “Do tenentismo à ANL a disputa de projetos para o Brasil” na Revista Princípios nº 163.

A historiadora da Arte Paula Ramos é professora associada do Instituto de Artes da UFRGS, atuando na graduação e na pós-graduação. Bacharel em Comunicação Social e Jornalismo pela UFRGS, com mestrado e doutorado em Artes Visuais, ênfase em História, Teoria e Crítica de Arte, pela mesma instituição. Dedica-se aos estudos sobre modernidade e as relações entre arte, impressos e cultura visual, bem como a aspectos relacionados à memória e ao patrimônio artístico e cultural. Atua como curadora, discutindo produções em arte contemporânea.

Raul Carrion é graduado em História pela UFRGS e especialista em História Afro-Asiática pelas Faculdades Porto-Alegrenses. Preside a Fundação Maurício Grabois no Rio Grande do Sul. Dirigente do PCdoB no estado há mais de 50 anos, participou ativamente da luta contra a ditadura, tendo sido preso, torturado e exilado. Foi vereador e deputado estadual do PCdoB em diversas legislaturas. É autor do texto “A Fundação do Partido Comunista do Brasil” na Revista Princípios nº 163.

Miguel do Espírito Santo é o atual presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRGS, especialista em História do Rio Grande do Sul pela mesma instituição e mestre em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). É procurador de Justiça aposentado do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul.

Princípios na luta de ideias

A Revista Princípios teve sua primeira edição em março de 1981, sob a ditadura militar, e seu jornalista responsável foi João Amazonas. Desde então passou por diversas fases e projetos gráficos. Foram 163 edições, com milhares de artigos de autores marxistas de diferentes áreas do pensamento. Em seu número 159, de 2020, tornou-se uma revista científica seguindo normas acadêmicas com o objetivo de desenvolver o debate teórico entre a intelectualidade mais avançada. Sua avaliação no ranking de periódicos Qualis da Capes é A4.


Capa do número 163 / Reprodução

A edição 163 aborda acontecimentos na década de 1920, na qual merece destaque o ano de 1922 como marco de rupturas. Naquele ano aconteceram: em fevereiro a Semana de Arte Moderna, em março a fundação do Partido Comunista do Brasil, em julho o Levante do Forte de Copacabana e, em agosto, a fundação da Frente Brasileira pelo Progresso Feminino.

O Número 163 da revista editada pela Anita Garibaldi contem sete artigos com um total de 344 páginas. Está sendo vendido nas principais livrarias do país ao preço de R$ 30,00.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira