Rio Grande do Sul

Mobilização

Fetrafi-RS e SindBancários lançam campanha de mídia nesta sexta (5) com ato em Porto Alegre

Ação das entidades pretende intensificar a campanha salarial nacional; Negociação com Fenaban iniciou esta semana

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A concentração está marcada para as 12h, em frente à Agência Central do Banrisul, na Praça da Alfândega (Centro) - Foto: Brayan Martins

Bancárias e bancários de Porto Alegre e região Metropolitana realizam ao meio dia desta sexta-feira (5), um ato na capital gaúcha. A concentração será em frente à Agência Central do Banrisul, na Praça da Alfândega.

Organizada pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras (Fetrafi-RS) e o Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região Metropolitana (SindBancários), a ação tem entre os objetivos intensificar a campanha salarial nacional. Também pretende mobilizar a categoria para a negociação da pauta econômica com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que começou esta semana. A categoria pede aumento real de 5% acima da inflação (INPC) e reajuste diferenciado nos vales alimentação e refeição.

Conforme destaca o diretor de Comunicação da Fetrafi-RS e integrante do Comando Nacional dos Bancários, Juberlei Bacelo, “os bancários estão indo às ruas neste mês de agosto com a sua campanha nacional lutar pela manutenção dos direitos da categoria, pela recomposição salarial, pelo fim das metas abusivas e do assédio moral com o intuito de melhorar as condições de trabalho.” 


Campanha, desenvolvida pela Verdeperto Comunicação, traz diversas peças como spots para rádio, propaganda para TV, outdoor eletrônico, redes sociais, sites e caminhão de som / Divulgação

Ele destaca que a campanha vai além das reivindicações específicas da categoria bancária. “Vamos dialogar com a categoria, com a comunidade gaúcha e com todo o povo brasileiro porque o futuro dos nossos direitos, das nossas empresas públicas e das nossas condições de trabalho passa pelas escolhas que serão feitas no dia 2 de outubro. Precisamos revogar a reforma Trabalhista, aprovada com o argumento de que traria melhoras ao povo brasileiro, mas que promoveu ainda mais desemprego e aumento da fome, além de gerar mais e melhores empregos, defender as empresas públicas e lutar por uma tributação justa, e tantos outros temas que iremos discutir na campanha nacional,” expõe. 

O presidente do SindBancários, Luciano Fetzner, pontua que “os bancários pedem o fim das metas abusivas, das demissões, mais contratações e medidas para garantir a segurança de bancários e clientes dentro das agências. Com a caminhada, querem também alertar a população sobre os lucros exorbitantes dos bancos, resultado do trabalho dos bancários, sim, mas também de taxas abusivas cobradas dos clientes.”


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Katia Marko