Rio Grande do Sul

REFORÇO DE ATIVISTAS

Porto Alegre terá 27 novas Promotoras Legais Populares

Formatura da 18ª turma do curso promovido pela Themis - Gênero, Justiça e Direitos Humanos acontece neste sábado (6)

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Este é o primeiro grupo de Promotoras Legais Populares formadas pela Themis após a pandemia - Foto: Divulgação/ Themis

A Themis - Gênero, Justiça e Direitos Humanos realiza, neste sábado (6), a partir das 15h, a formatura da 18ª turma de Promotoras Legais Populares (PLPs). O evento será no auditório do prédio 4 da UniRitter/Fapa (Rua Manoel Elias, 2001, Passo das Pedras), em Porto Alegre. Este é o primeiro grupo de Promotoras Legais Populares formadas pela entidade após a pandemia da covid-19. 

A cerimônia celebra a conclusão de três meses de aprendizagem sobre noções básicas de Direito, direitos humanos das mulheres, organização do Estado e do Poder Judiciário. Agora, 27 formandas são Promotoras Legais Populares capacitadas para atuar voluntariamente na prevenção de violações e na promoção de direitos em diferentes bairros da cidade.

"Porto Alegre ganha um reforço com a nova turma de Promotoras Legais Populares, ativistas fundamentais no enfrentamento às violências contra as mulheres, fenômeno que vem em escalada, fruto do descaso do Estado e do crescimento de forças antidemocráticas e antidireitos. Com elas, vamos retomar o trabalho nos territórios da cidade nos quais já contam com PLPs formadas e atuantes", afirma a coordenadora da área de Violência da Themis, Renata Jardim.

A turma teve acesso a três módulos de aulas em formato híbrido, alternando encontros presenciais e online. O 18º Curso de Formação de Promotoras Legais Populares foi uma realização da Themis em parceria com a UniRitter e o Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação (GEEMPA), com apoio da Ford Foundation.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira