Rio de Janeiro

MEMÓRIA

Estátua de João Cândido vai ganhar novo local de destaque no centro do Rio

Monumento do Almirante Negro vai passar por restauração em comemoração ao Bicentenário da Independência

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Estátua de João Cândido, conhecido como "Almirante Negro", que lutou contra o racismo na Marinha - Creative Commons

A Praça Marechal Âncora, no centro do Rio, vai receber um novo morador ilustre. É a estátua de João Cândido, que entrou para a História como Almirante Negro ao liderar a Revolta da Chibata em 1910.

O novo local foi escolhido por ter sido palco de dois grandes marcos na história: o primeiro, quando apontou os canhões para o Palácio do Catete; e o segundo por ter sido o local onde ele terminou seus dias, como mercador de peixes. 

Leia mais: Líder da Revolta da Chibata será tema de debates regulares em escolas do RJ

A estátua faz parte de um conjunto de 25 monumentos que passam por restauração em comemoração o Bicentenário da Independência. Segundo a Secretaria de Conservação, a troca vai acontecer até o início de setembro, data prevista para a conclusão do trabalho. O Investimento da prefeitura do Rio é de R$ 4,5 milhões. 

Sem destaque ou placa de identificação, a peça em bronze de João Cândido fica instalada na Praça Quinze, centro do Rio. Antes de 2008, o monumento esteve no Museu do Catete, também sem protagonismo.

Com a mudança de local, a prefeitura do Rio pretende corrigir a injustiça e dar o merecido destaque para o Almirante Negro. A decisão é uma inciativa em conjunto com a Coordenadoria de Promoção de Igualdade Racial.

"A prefeitura está vendo nisso também um pedido de desculpas da cidade ao grande nome. Assim que o restauro ficar pronto, a estátua vai para o devido lugar de honra", disse a secretária municipal de Conservação, Anna Laura Valente Secco.

Edição: Clívia Mesquita