Rio de Janeiro

IMUNIZAÇÃO

Rio de Janeiro começa vacinação contra poliomielite e outras doenças nesta segunda-feira (8)

Objetivo é alcançar 95% de cobertura vacinal para pólio em crianças de um mês a menores de cinco anos de idade

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
A campanha vai até 9 de setembro, e o Dia D nacional está programado para o próximo dia 20. - Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

Nesta segunda-feira (8), começa a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação em todo o país. No estado do Rio, a expectativa da Secretaria de Estado de Saúde (SES) é alcançar 95% de cobertura vacinal para pólio em crianças de um mês a menores de cinco anos de idade,  e reduzir o número de crianças e adolescentes  menores de 15 anos não vacinados. Para isso, mais de 1.500 salas de vacinação estão com estoques reforçados.

A SES já distribuiu aos 92 municípios do estado volumes de todas as vacinas que serão disponibilizadas durante a campanha. E, segundo a pasta, possui estoque estratégico, que ficará à disposição das Secretarias Municipais de Saúde na Coordenação Geral de Armazenagem (CGA). A Secretaria reforçou aos municípios a importância das coordenações de imunizações realizarem busca ativa e outras estratégias, como agendamento e vacinações extra muros, para aumentar a cobertura vacinal do estado.

“Essa campanha é uma oportunidade para que os pais e responsáveis possam atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes até 14 anos. As coberturas vacinas vêm caindo ao longo dos últimos dez anos e precisamos da mobilização da sociedade para não deixarmos doenças já erradicadas retornarem”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

Leia mais: Movimento antivacina nos EUA pode fazer ressurgir surtos de doenças

A mobilização tem como objetivo ampliar o acesso às vacinas oferecidas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), atualizar a situação vacinal e melhorar as coberturas, além de diminuir a incidência de doenças imunopreveníveis. A campanha vai até 9 de setembro, e o Dia D nacional está programado para o próximo dia 20.

Quais vacinas?

As vacinas que serão aplicadas durante a campanha para crianças de até sete anos são: BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/HB), Pólio Inativada (VIP), Pólio Oral (VOP), Rotavirus (VORH), Pneumocócica 10 valente (conjugada), Meningocócica C (conjugada), Febre amarela, Tríplice Viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana) e Varicela. A vacina da febre amarela não deve ser administrada junto com as vacinas Tríplice ou Tetra Viral em crianças menores de dois anos de idade. O intervalo entre esses imunizantes deve ser de 30 dias.

Leia mais: Vacinação infantil começou no Brasil entre erros e desencontros do governo Bolsonaro

Para crianças maiores de sete anos e menores de 15 anos, serão oferecidas doses contra Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice Viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Difteria e Tétano (DT), DTPA, Meningocócica ACWY (conjugada), HPV quadrivalente e Varicela. Todas as vacinas do Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguras e possuem  registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A campanha contra a covid-19 segue ocorrendo normalmente durante a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação. As vacinas contra covid-19 poderão ser aplicadas com as demais vacinas nas pessoas a partir dos três anos de idade. De acordo com a Secretaria, não é necessário fazer intervalo entre a administração desses imunizantes.
 

Edição: Jaqueline Deister