Rio Grande do Sul

Povo organizado

Documentário mostra luta de mulheres na defesa do Pampa contra megamineração

Filme será transmitido nesta sexta (12), às 19h30, via google meet; é necessário inscrever-se para assistir

Sul 21 |
Grupos sociais afetados, com o apoio de representantes de várias organizações, tem conseguido importantes vitórias nos últimos anos - Movimento Unidade Pela Preservação do Rio Camaquã (UPP)

A luta das mulheres em defesa do Pampa gaúcho ameaçado por projetos de megamineração é o tema do mini-documentário que será lançado nesta sexta-feira (12), às 19h30min. O documentário conta um pouco da história de mulheres que vivem no Pampa e que, nos últimos anos, vêm dedicando suas vidas à defesa de seus territórios, de seu modo de vida e de proução.

O bioma Pampa é rico em belezas naturais, biodiversidade e modos de vida. Atualmente vários projetos extrativistas avançam em sua direção, sobre suas terras, águas e povos, ameaçando a sobrevivência de ecossistemas, comunidades quilombolas, pecuaristas familiares, indígenas, assentamentos de reforma agrária e agricultores(as) familiares. Nesse contexto estão diversos projetos de megamineração que vêm se multiplicando nos últimos anos.

:: Em processo de extinção, bioma Pampa pode ser salvo com ações estratégicas, defende coalizão ::

Entretanto, existe resistência, que é o tema do minidoc. A organização desses e outros grupos sociais afetados, com o apoio de representantes de várias organizações tem conseguido importantes vitórias nos últimos anos, seja através de associações comunitárias, regionais e movimentos como o Comitê de Combate à Megamineração no Rio Grande do Sul.

“Nesse vídeo voltamos o olhar para a atuação das mulheres nessa luta contra a megamineração a partir do Alto Camaquã, em Bagé e Lavras do Sul. Apresentamos aqui algumas das mulheres que defendem o lugar onde pisam, trabalham e vivem e que conforme elas, não está à venda. Laís, Vera e Márcia participam ativamente da luta em defesa da vida em seus territórios e nos ensinam muito através de suas ideias e práticas”, resumem as realizadoras do documentário.


A inscrição para ter acesso ao filme deve ser feita através do e-mail [email protected] / Divulgação

Edição: Sul 21