Rio de Janeiro

PARA ASSISTIR

"Bolsonaro é o oposto da pregação de Jesus", afirmam jovens evangélicos no Papo na Laje

Episódio desta quinta-feira (11) conversa sobre os fundamentos da ética cristã e seus desdobramentos na política

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Fé cristã e política é assunto do Papo na Laje com Thales Freitas, do coletivo Esperançar, e o pastor Ismael Lopes - Stefano Figalo/Papo na Laje

O programa Papo na Laje desta quinta-feira (11) conversa com dois jovens evangélicos de favelas e periferias do Rio de Janeiro sobre fé cristã e política. Os convidados do episódio são Thales Freitas, do coletivo Esperançar, e o pastor Ismael Lopes.

Leia mais: Intolerância e racismo religioso na Baixada Fluminense são temas do programa Papo na Laje

Em entrevista à apresentadora Dani Câmara, eles falaram sobre a leitura popular da bíblia, ética cristã e fundamentalismo religioso. Para Ismael, a partilha é um princípio básico da fé cristã e de um projeto de sociedade justa. 

"Mais importante do que o pão e o vinho, é a mesa. É o espaço onde todos e todas podem sentar e fazer a partilha do pão", disse. Nesse sentido, o pastor avalia que o presidente Jair Bolsonaro (PL) representa "uma forma de pensar que, na minha leitura a partir do texto bíblico, é o pensamento do anti-cristo".

"Bolsonaro é o oposto da pregação de Jesus. A antítese de tudo aquilo que a gente defende. Deus não está acima de todos, está entre nós. É Deus conosco com fome, com frio nas ruas. Pobreza não é uma condição de existência natural, é uma violência executada. O Estado precisa ser retomado como instrumento de justiça", completa Ismael.

Fé e polícia

O historiador Thales, lembra que a propagação do medo e do ódio são instrumentos de perseguição contra aqueles que tem compromisso com a luta e as necessidades do povo. Ele, que mora na favela da Rocinha, zona sul do Rio, deixa uma reflexão para os evangélicos que se sentem acuados pela extrema-direita. 

"Bolsonaro não pode dizer quem você é em Cristo. Jesus diz quem você é Cristo, não importa o que um partido ou quadro político diga. Caminha hoje, amanhã, no dia seguinte. Vão tentar te deslegitimar enquanto cristão, mas defensa a democracia e autenticidade da sua fé sem se importar com o que essa direita brutal que impõe medo vai dizer", afirma.

O programa Papo na Laje é transmitido na TV Comunitária do Rio de Janeiro, canal 6 da NET, e no canal do YouTube do programa, todas as quintas, às 18h. A partir desta temporada também é possível assistir em toda Grande São Paulo no canal aberto digital da TVT, também as quintas, às 20h.

Assista:

 

Edição: Mariana Pitasse