Rio Grande do Sul

Estragos

Temporal no RS atinge mais de 15 mil pessoas no estado, aponta Defesa Civil 

De acordo com a instituição, 17 municípios foram afetados, sendo a situação mais critica a registrada em Rio Pardo

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Na Capital, foram atingidas 115 casas na região das ilhas - André Carolino / DMLU / PMPA

O temporal de granizo que se abateu sobre o Rio Grande do Sul, na noite desta segunda-feira (15), trouxe estragos à diversas regiões do estado, de acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil nesta terça-feira (16). Segundo o órgão, 17 municípios foram afetados, sendo a situação mais crítica a registrada em Rio Pardo, no Vale do Rio Pardo, com 2 mil casas e 8 mil pessoas atingidas.

Uma pessoa morreu em Porto Alegre, após cair no Arroio Moinho durante a tempestade. O temporal ainda deixou um ferido, oito desabrigados e oito desalojados no estado.

Conforme a Defesa Civil, até o momento, 15.952 pessoas foram atingidas em todo o RS. Além disso, diversos pontos apresentam problemas com a energia elétrica.

O secretário-chefe da Casa Militar do Rio Grande do Sul e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Júlio César Rocha Lopes, salientou a importância de os municípios atingidos decretarem situação de emergência para possibilitar uma ação de maior contundência. “A Defesa Civil está dando todo o suporte técnico para que os municípios que tiveram grandes estragos decretem situação de emergência para levarmos adiante este processo”, destacou.

Novos alertas estão em fase de estudo. De acordo com o coronel, a tempestade está rumando para o Litoral Norte e será verificada a necessidade de novos alertas.

A orientação principal, em casos de acidentes ou de problemas em consequência da tempestade, é que sejam contatadas a Defesa Civil Municipal ou o Corpo de Bombeiros local. Também se deve evitar situações perigosas e buscar locais seguros, não se abrigando debaixo de árvores ou de postes, evitando atravessar ruas e pontes cobertas de água, se protegendo de escorregões ou de tropeços em algum buraco.

Vítima fatal 

Na manhã desta terça-feira, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), anunciou que um morador da Capital morreu em consequência do temporal que atingiu a cidade na noite de ontem.

A prefeitura havia informado ainda na segunda que o homem, de 45 anos, desapareceu nas proximidades da rua da Represa, bairro São José, após cair no Arroio Moinho. Ele estava ajudando outras pessoas atingidas pelo temporal quando foi visto pela última vez. De acordo com o prefeito, o corpo do homem foi localizado nesta manhã perto do Anfiteatro Pôr do Sol. 

Na Capital, foram atingidas 115 casas na região das ilhas. Outras 460 pessoas foram afetadas.

Confira a situação no estado

Canela - O telhado do ginásio Saiqui caiu, junto à RS 235 (próximo Santuário de Caravaggio) e foram registradas quedas de árvores. O atendimento é realizado pela prefeitura municipal.

Canoas - Em Canoas, 1100 casas foram destelhadas e cerca de 4400 pessoas foram afetadas.

Charqueadas - Cerca de 660 casas foram atingidas. Algumas ruas estão obstruídas devido à queda de árvores. Uma pessoa foi ferida. Um total de 2640 pessoas foram afetadas. No momento, são organizados mutirões de equipagem para lonar todas as casas.

Cidreira - Registrados poucos danos.

Farroupilha - Em Farroupilha, duas casas foram atingidas por destroços de obra. Oito pessoas ficaram desabrigadas. O atendimento é feito pela prefeitura municipal, com encaminhamento de duas famílias a um hotel.

Fazenda Vila Nova - Um posto de gasolina foi atingido e sofreu alguns danos.

Garruchos - Em Garruchos, 30 casas foram atingidas pelo granizo e 120 pessoas afetadas.

General Câmara - Duas casas tiveram telhas quebradas, com oito pessoas atingidas. Todas as residências receberam lonas.

Mariana Pimentel - Casas tiveram telhados danificados. Oito pessoas foram afetadas e oito ficaram desalojadas. A Defesa Civil Estadual forneceu lonas no município.

Nova Santa Rita - Uma casa foi atingida por incêndio e 16 foram parcialmente destelhadas. Oito árvores caíram e estão obstruindo as vias de trânsito. Cerca de 64 pessoas foram atingidas pela tempestade. A Defesa Civil Estadual realiza o fornecimento de lonas e corte das árvores.

Pareci Novo - Uma casa ficou destelhada, com quatro pessoas afetadas. O atendimento é realizado pela prefeitura municipal.

Paverama - Dez residências foram atingidas, com cerca de 40 pessoas afetadas, no entanto ainda não se tem número exato.

Porto Alegre - Na Capital, foram atingidas 115 casas nas ilhas, com uma morte – a vítima caiu no Arroio Moinho durante o temporal e teve o corpo localizado no Rio Guaíba, próximo ao Anfiteatro Pôr do Sol. Outras 460 pessoas foram afetadas.

Rio Pardo - Em Rio Pardo, 2 mil residências foram atingidas, com 8 mil pessoas sendo afetadas. A Defesa Civil Estadual enviou lonas e cobertores para a região.

São Jerônimo - Foram contabilizadas, até o momento, 20 residências com telhas quebradas. No total, 80 pessoas foram afetadas.

Tramandaí - Em Tramandaí, 30 casas foram destelhadas, alguns postes e árvores caíram e, no total, 120 pessoas foram afetadas. A Defesa Civil Estadual realiza a entrega de lonas no município. A CEEE informou que está restabelecendo a energia da região.

Triunfo - Ocorreram alguns transtornos, mas não foram reportados prejuízos para a Defesa Civil.

Contatos para emergências

• Defesa Civil: 199

• Bombeiros: 193

• Brigada Militar: 190

*Com informações da Secretaria de Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira