Rio Grande do Sul

RECONHECIMENTO

Unipampa inaugura estátua em homenagem a Mujica nesta quinta-feira (18)

Obra é do escultor Edgar Duvivier e está instalada no campus da Universidade, na cidade de Bagé (RS)

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Em 2020, o escultor vendeu miniaturas de Mujica para agora homenageá-lo com estátua em tamanho real - Foto: Instagram @edgarduvivier / Reprodução

Uma estátua de tamanho natural do ex-presidente uruguaio Pepe Mujica será inaugurada, na tarde desta quinta-feira (18), no campus da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), na cidade de Bagé (RS). De autoria do artista plástico brasileiro Edgar Duvivier, a obra é feita de bronze. Em 2015 Mujica foi agraciado com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade, o primeiro em 15 anos a ser outorgado pela entidade. 

Mujica foi esculpido em pé, segurando um mate nas mãos e uma garrafa térmica em baixo do braço. Ao lado da escultura há duas placas. Em uma delas a seguinte frase: “Investir em educação primeiro, segundo em educação e terceiro em educação. Um povo educado tem as melhores opções na vida e é muito mais difícil aos corruptos e mentirosos enganá-los”. A frase está em espanhol, português e braile. 

O coordenador do projeto em homenagem ao ex-presidente, o professor Helvio Rech, em entrevista ao jornal uruguaio El Observador, afirmou sentir-se feliz por dois motivos: pela escultura representar uma pessoa que é referência em todo o mundo, assim como se tratar de uma obra de arte de muita importância de um grande artista brasileiro. 

“Mujica é um exemplo de vida. Sofreu situações inimagináveis e depois disso foi um grande conciliador da sociedade uruguaia. É um grande exemplo de como a sociedade deveria ser. Sua ideologia também deveria ser referência, porque estamos caminhando em direção a um mundo violento, intolerante, individualista, um mundo de preconceitos. Mujica representa valores opostos, tolerância, paz, democracia, cidadão do meio ambiente. Em uma universidade que trabalha com jovens, são valores que queremos cultivar”, destaca. 

Mujica será representado na inauguração pelo deputado uruguaio Alfredo Fratti. É esperado que o ex-presidente participe por Zoom. O senador Sergio Botana, do Partido Nacional, também participará virtualmente. 


Estátua de Mujica é feita de bronze / Foto: Universidade Federal do Pampa

Jornada de Homenagem

Além da inauguração da estátua, prevista para acontecer a partir das 15h, a universidade promoverá um almoço campeiro seguida de uma “ronda” de mate. Após a inauguração da escultura será exibido o filme Uma noite de 12 anos. Às 18h está prevista uma atividade chamada “Live com amigos de Pepe Mujica”, e às 20h será inaugurado o sistema de iluminação da estátua. 

Além do escultor e do professor responsável pela homenagem, o evento contará com a participação do reitor da Unipampa, o professor Roberlaine Ribeiro Jorge, e o diretor do Campus de Bagé, o professor Alessandro Bica. 

Edgar Duvivier é pai do humorista Gregório Duvivier e tem entre suas obras a escultura da ex-vereadora Marielle Franco, inaugurada em julho deste ano. 

*As informações são do site do jornal El Observador com tradução da redação do Brasil de Fato RS


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira