Rio de Janeiro

SOLIDARIEDADE

Incêndio em assentamento do MST em Macaé (RJ) atinge moradias e produção agroecológica

Campanha emergencial busca doações para reerguer barracos onde moram mais de 60 famílias; saiba como contribuir

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
PDS Osvaldo de Oliveira ocupa um território de 1,6 mil hectares em Macaé, no norte fluminense - Reprodução/MST

Na última quinta-feira (18), um incêndio atingiu o Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Osvaldo de Oliveira, localizado em Macaé, no Norte Fluminense. Segundo o Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o foco de incêndio teve causas naturais e se alastrou pelo assentamento devido aos fortes ventos.

Leia mais: Incra falta a audiência pública na Alerj que debateu assentamentos e combate à fome no Rio

Em nota, o MST afirmou que houve perda total de moradias, produção agrícola, sistemas de irrigação e criação animal. O incêndio também atingiu o sistema elétrico, deixando mais de 60 famílias sem energia. O Corpo de Bombeiros chegou ao local na última quinta-feira (18) para controlar as chamas.

Desde então, movimentos sociais e sindicatos estão se articulando para reunir doações aos assentados. As principais demandas são por água, alimentos, agasalhos, cobertores, barracas, lonas, ferramentas e doações em dinheiro para reerguer as moradias e as unidades de produção agrícola. 

"A falta de estradas gera maior desafio para a entrada dos bombeiros. Há mais de 10 anos as famílias de assentados do PDS Osvaldo de Oliveira lutam para viver e preservar o território, que é o 1º PDS do Estado do Rio de Janeiro. O descompromisso do atual governo federal com a reforma agrária se evidencia com a ausência de políticas públicas tão necessárias para se garantir esse direito constitucional que é a reforma agrária", diz o texto da nota.

O PDS Osvaldo de Oliveira ocupa um território de 1,6 mil hectares e é referência na produção familiar e agroecológica no estado do Rio. Em áreas de produção coletiva, os camponeses plantam abóbora, aipim, banana, verdura, batata-doce e feijão e escoam as produções para feiras dentro e fora do município de Macaé.

Confira os pontos de arrecadação:

- Armazém do Campo RJ - Av. Mem de Sá 135, Lapa;

- Sindipetro NF - Rua Tenente Rui Lopes Ribeiro, 257, centro de Macaé;

- UFF Rio das Ostras - Portaria de entrada do Instituto de Humanidades e Saúde (IHS);

- UFF Macaé - Hall de entrada, Campus Universitário de Macaé;

- Acampamento Edson Nogueira - KM 18 RJ 162.

Edição: Clívia Mesquita