Rio Grande do Sul

Audiovisual

Curta-metragem O Complô tem pré-estreia em Porto Alegre no dia 15 de setembro

Obra baseada no livro de Hermes Zaneti revela manobras políticas por trás da dívida pública brasileira

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Deputado constituinte com seu livro que virou filme sob direção do cineasta Luiz Alberto Cassol - Foto: Carol Ferraz

No período da feitura da Constituição de 1988, o deputado federal constituinte Hermes Zaneti tentou estabelecer um artigo que auditasse as origens e o crescimento da dívida pública brasileira, que ultrapassou R$ 7,1 trilhões em 2022. As propostas foram barradas na época, mas inspiraram, 35 anos depois, a criação do curta-metragem O Complô, que tem pré-lançamento em 15 de setembro, em Porto Alegre.

O pré-lançamento do curta-metragem O Complô será realizado no auditório José Fraga Fachel, da ADUFRGS-Sindical (Rua Barão do Amazonas, 1581), na quinta-feira (15), às 19h. A entrada é franca.

Confira o teaser:

 

Um debate necessário

Em debate no filme está a gestão da dívida pública federal, uma das discussões mais interditadas na esfera pública da sociedade brasileira. Na maior parte das vezes é “naturalizada” como um problema técnico-econômico a ser gerenciado de maneira responsável.

:: “Uma bomba de R$ 180 bi vai estourar no colo do próximo governador”, afirma Hermes Zaneti ::

Essa história tem raízes nos anos 1970 e 1980, que passou pelos debates e envolveu tramas às claras e às escuras na Assembleia Nacional Constituinte, em momentos narrados e fartamente documentados no livro “O complô - Como o sistema financeiro e seus agentes políticos sequestraram a economia brasileira” (Verbena Editora; 280p., 2017), de Hermes Zaneti.

O Complô, curta-metragem dirigido pelo cineasta Luiz Alberto Cassol e com roteiro baseado no livro homônimo, revela as manobras políticas por trás da gestão das finanças públicas que resultam no favorecimento das elites financeiras, com toda sorte de medidas que garantem a essa camada de rentistas os ganhos exorbitantes com os juros estratosféricos pagos pelos títulos públicos federais.

:: Rombo do orçamento vem da dívida pública e não dos direitos dos servidores ::

“O filme é necessário porque nos ajuda a entender como essa máquina pública funciona a favor dos rentistas e como nós podemos, enquanto sociedade, nos unir para reverter a situação”, declara Cassol.

Para Hermes Zaneti, todos os que estão envolvidos nessa denúncia têm muita coragem. "A nossa esperança é de que a mensagem do filme seja levada para o povo brasileiro, e que isso nos ajude a libertar o Brasil do sistema rentista do qual somos escravos”, complementa.

Com produção da Filmes de Junho associada com a Abravídeo, o curta-metragem conta com narração da atriz Manuela do Monte e atuação do próprio Hermes Zaneti. O Complô têm recursos de acessibilidade como Audiodescrição, Libras e Legendagem para surdos e ensurdecidos (LSE) para que qualquer pessoa com deficiência visual ou auditiva possa assistir.

Serviço

Pré-lançamento do curta-metragem O Complô
Quando: 15 de setembro, às 19h
Onde: auditório José Fraga Fachel da ADUFRGS-Sindical, na Rua Barão do Amazonas, 1581
Quanto: entrada franca
Público-alvo: críticos de cinema, jornalistas, políticos e interessados no tema


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira