Rio Grande do Sul

FÉ E POLÍTICA

Carta Fé na Democracia pede que candidatos à Presidência cuidem das pessoas e da natureza

Documento destaca ataques à democracia, à Constituição, à população e ao meio ambiente e conclama direito à vida digna

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Entidades budistas e ambientalistas estão coletando assinaturas para lançar a carta no dia 24 de outubro, no CEBB Caminho do Meio, em Viamão - Reprodução

Diversas tradições religiosas têm manifestado preocupação com o grave momento pelo qual passa o país. Uma iniciativa liderada por instituições budistas, ao lado de outras expressões religiosas e ambientalistas, está construindo a Carta Fé na Democracia, em que destacam ameaças à democracia, ao equilíbrio entre os poderes constituídos e à Constituição e manifestam valores que “acreditam ser fundamentais para o momento crítico que vive o Brasil”.

“O Brasil está num momento muito grave, onde a democracia está sendo questionada sistematicamente, inclusive com graves ameaças ao equilíbrio entre os poderes e a Constituição, pilares de uma nação republicana”, pontua o documento, que propõe valores considerados fundamentais na definição do próximo presidente do Brasil.

A iniciativa é proposta pelo Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), juntamente com o Instituto de Estudos da Religião (ISER) e a Iniciativa Fé no Clima. O lançamento oficial da carta será na segunda-feira, dia 24 de outubro, às 19h, no CEBB Caminho do Meio, em Viamão, e será transmitido no canal do YouTube do CEBB.

A carta destaca diversos pontos críticos pelo qual passa o país: alta de preços que oprime famílias; florestas e biomas em constante ameaça e destruição; comunidades tradicionais voltando a serem ameaçadas e expulsas de seus territórios; abandono da educação pública e autoritarismo governamental no tema; má gestão da pandemia e tentativa de descaracterizar o SUS; e violência incentivada pela facilitação do comércio de armas que aumenta “a insegurança, a discriminação racial, territorial, de gênero, sexual e de afetos”.

O documento conclama direito à vida digna, sustentável e preciosa; cultura de paz, em todos os níveis e em todos os lugares; justiça social e liberdade; valorização das diferentes culturas e expressões que compõem a sociedade; proteção, apreciação e reconexão com o meio ambiente; auto-organização e redes de apoio; e garantia da democracia e respeito à Constituição.

Diversas entidades apoiam a iniciativa: Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (AGAPAN), Instituto Zen Maitreya, Zendo Diamante, Monja Cohen Sensei, Comunidade Zen Budista Templo Taikozan Tenzui Zenji, Instituto Caminho do Meio (ICM). Segundo as entidades, a visão expressa na carta acompanha a trajetória dessas entidades ao longo de sua existência e não se resume aos momentos eleitorais da nação.

A carta está em construção e pode ser lida e assinada por quem quiser apoiar no site www.fenademocracia.org.br/.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira