Rio Grande do Sul

Dia do Samba

5º Encontro Nacional e Internacional de Mulheres na Roda de Samba acontece neste sábado (10)

Em Porto Alegre, o evento será na Praça dos Açorianos, no Centro Histórico, a partir das 16h

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Evento terá transmissão ao vivo pelas redes sociais - Foto: Divulgação

O 5º Encontro Nacional e Internacional de Mulheres na Roda de Samba será realizado neste sábado (10), simultaneamente em 40 cidades do Brasil e do exterior. O show também terá transmissão ao vivo pelas redes sociais em comemoração ao Dia Nacional do Samba. Em Porto Alegre, a celebração acontece na Praça dos Açorianos, no Centro Histórico, a partir das16h. 

Além de Porto Alegre, haverá shows em Curitiba, Londrina, Florianópolis, Rio de Janeiro, Niterói, Maricá, Volta Redonda, Belo Horizonte, Juiz de Fora, São Paulo, Osasco, Campinas, São José do Rio Preto, Sorocaba, Vitória, Cuiabá, Goiânia, Brasília, Fortaleza, São Luiz, Maceió, Recife, Olinda, Salvador, João Pessoa, Natal, Aracaju, Manaus, Rio Branco, Belém, e as cidades do exterior La Plata, San Martin de Los Andes, Valparaíso, Lisboa, Porto, Roterdã, Florença, Paris, Tóquio.

Na capital gaúcha serão mais de 20 artistas mulheres entre cantoras e instrumentistas na execução de uma grande roda de samba com participação aberta ao público feminino que quiser se agregar à roda. Haverá ainda estande de cerveja artesanal produzida por mulheres e outros produtos.

De acordo com os organizadores, o objetivo do 5º Encontro de Mulheres na Roda de Samba, é fortalecer o protagonismo das mulheres sambistas, cantoras e instrumentistas, em Porto Alegre, estimular novos talentos femininos na prática musical do samba de roda e engajar as mulheres desde a velha guarda até a nova geração. Além disso, com a volta da execução da roda de samba em espaço público a ideia é firmar a importância da ocupação de recantos históricos da cidade valorizando a cultura local e dos povos tradicionais. 

A organização local do evento presta ainda homenagem à cantora Maria Helena Montier, que faz participação especial na roda de samba. Maria Helena começou sua carreira artística no Clube do Guri nos anos de 1970, programa de auditório, comandado por Ary Rêgo. Atuou em conjuntos de baile e representou o RS Sul, ao lado de artistas de vários estados, no LP Bamba Brasil, que viria a ser seu primeiro registro em fonograma. Em 1987, lançou LP Maria Helena. O mais recente trabalho é o CD Pra quem vier, de 2018. É uma das primeiras mulheres a cantar samba enredo. Como intérprete, fez a alegria de vários carnavais em Porto Alegre.

Histórico do Encontro em Porto Alegre

Em 2019, quando Porto Alegre participou pela primeira vez do Encontro Nacional e Internacional de Mulheres na Roda de Samba, o evento aconteceu na Rua da República, no bairro Cidade Baixa e reuniu mais de 40 instrumentistas e cantoras em homenagem à Leci Brandão. Já em 2020, com a pandemia da covid-19, o Encontro Nacional de Mulheres na Roda de Samba teve como homenageada Elza Soares e aconteceu sem a presença de público, apenas com transmissão pelas redes sociais. Em 2021, quando começava a arrefecer a pandemia, o Encontro ocorreu no Bar Opinião com controle de público e homenagem à Alcione.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira