Rio Grande do Sul

Diálogo

Representantes do MPA e organizações aliadas reúnem-se com vice-presidente Alckmin

Encontro em Brasília serviu para apresentar projetos e debater produção de alimentos, bioinsumos e energia

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Delegação de dirigentes do MPA e organizações aliadas foram recebidas por Geraldo Alckmin - Divulgação

Representantes do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) reuniram-se com o vice-presidente Geraldo Alckmin, em Brasília, nesta quarta-feira (22). Dirigentes do movimento no RS e também representantes da direção nacional participaram da conversa, que contou ainda com representantes da cooperativa camponesa Coptil, de Hulha Negra (RS), e da Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé.

Frei Sérgio Görgen considerou o encontro muito positivo. “O vice-presidente foi muito receptivo às pautas que apresentamos e já encaminhou nossas proposições para a área técnica, o que nos deixa animados de em breve ver esses projetos viabilizados”, comenta o dirigente do MPA.

Produção de alimentos saudáveis, valorização do trabalho do produtor rural, consolidação de logística de distribuição e viabilização de acesso a preço justo pra os trabalhadores e trabalhadoras urbanos foram temas que chamaram atenção do vice-presidente, explica Görgen.

Outro tema importante aos pequenos agricultores e estratégico para o país é a proposta de criação de um programa nacional de Bioinsumos, contemplando a implantação de biofábricas em pontos estratégicos do território nacional. A iniciativa viabiliza acesso aos produtores camponeses a fertilizantes e controladores biológicos, insumos imprescindíveis para a transição agroecológica e para a produção de alimentação saudável a preço justo. A proposta dos dirigentes camponeses demonstra a necessidade de apoio institucional e também a viabilização de recursos públicos para financiamento.


Projetos foram acolhidos pelo vice-presidente e já encaminhados para o setor técnico / Divulgação

Campesinato é estratégico para a produção de alimento

Alckmin destacou que o governo federal conta com os agricultores familiares e camponeses como principais aliados na busca pela erradicação da fome no Brasil, objetivo central da atual gestão. O vice-presidente mostrou ter ciência de que os alimentos que de fato chegam até a mesa dos brasileiros e brasileiras são produzidos pela agricultura camponesa.

No mesmo dia, o presidente Lula esteve em Pernambuco reeditando o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A iniciativa deve retomar as aquisições diretas pelo governo da produção familiar e destinação aos programas sociais, escolas, hospitais e outras ações.

No tocante à questão dos Bioinsumos, Alckmin demonstrou boa receptividade ao projeto apresentado, inclusive associando a ideia a uma proposta do presidente Lula, que é a diminuição da dependência do Brasil em relação a insumos produzidos no exterior. “Esse é um aspecto estratégico para o Brasil e toda iniciativa que vem nesta direção é bem-vinda”, disse o vice-presidente.


Caráter pró-ativo da reunião foi destacado pelos dirigentes e há expectativa de novas conversações / Divulgação

Transição energética com responsabilidade social e ambiental

Além da delegação do MPA, foram convidados para o encontro os deputados federais Dionilso Marcon (PT/RS) e Alexandre Liedemayer (PT/RS); o presidente da Coptil, Emerson Capelesso; e o diretor do campus de Bagé da Unipampa, Alessandro Bicca.

As lideranças defenderam junto ao gabinete da vice-presidência a proposta de criação de um Polo de Inovação Energética e Ambiental na região do Pampa Gaúcho, como alternativa de desenvolvimento econômico, social e ambiental. A proposta trás três premissas: respeitar e potencializar as características ecológicas do bioma Pampa; o uso sustentável do carvão mineral como matéria-prima industrial; e o processo de transição energética no caso de substituição brusca da atual matriz de aproveitamento do carvão como matéria prima calórica para outras mais eficientes e sustentáveis.

Alckmin, que além da vice-presidência da República acumula a pasta ministerial do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, demonstrou muito interesse na proposta e também encaminhou a documentação recebida para início da análise técnica. Ao final do encontro ficou acordada que as conversas terão continuidade e em breve uma nova rodada de negociações será agendada entre as partes.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira