Rio Grande do Sul

LITERATURA

Poeta ativista tibetano faz turnê em seis estados do Brasil

Tenzin Tsundue participa de lançamentos, palestras e leituras do livro de poesia e contos Kora

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Tenzin Tsundue vem para comemorar a edição brasileira do bestseller livro de poesia e contos Kora, traduzido por Gisele Wolkoff e publicado pela editora Urutau - Divulgação

A turnê iniciou na noite desta quarta-feira (7), pelo Rio Grande do Norte, foi lançada a obra "Kora. Contos e Poesia", do escritor tibetano Tenzin Tsundue. O evento, gratuito e aberto ao público, aconteceu no Auditório da Biblioteca Central Zila Mamede, no campus central da Universidade Federal (UFRN). Nos dias 9 e 10, o poeta participa do FLIPELÔ, em Salvador, na Bahia.

Tenzin Tsundue vem para comemorar a edição brasileira do bestseller livro de poesia e contos Kora, traduzido por Gisele Wolkoff e publicado pela editora Urutau. "Kora. Contos e Poesia" é uma coletânea de poemas e contos que capturam a luta pela preservação cultural e a busca pela liberdade do Tibete, país de origem do autor. O termo "Kora" refere-se a uma prática ritualística tibetana de circum-ambulação em torno de locais sagrados, simbolizando a conexão espiritual e cultural do autor com seu país.

Nascido e criado na Índia, estudou Literatura e Filosofia na Universidade de Madras e em Mumbai. O premiado escritor publicou cinco livros e foi traduzido para 16 idiomas. Sua escrita inspirou filmes, peças de teatro e livros. Alguns deles foram antologiados e estão sendo ensinados como parte do currículo em universidades na Índia e no exterior. Ele mora em Dharamshala, na Índia.

Tsundue é conhecido por sua militância pela liberdade do Tibete, já tendo sido preso 16 vezes por seus protestos não violentos. Sua luta começou quando, aos 22 anos, decidiu atravessar o Himalaia a pé para ver a situação de seu país ocupado. Essa jornada perigosa resultou em sua prisão na China e posterior deportação para a Índia. Desde então, ele tem usado sua voz e sua escrita para chamar a atenção internacional para a causa tibetana.


Turnê inclui atividades em São Paulo / Divulgação

Além de seus livros, Tsundue tem participado de diversos eventos literários e culturais ao redor do mundo, onde discute temas como cultura tibetana, budismo, direitos humanos, exílio e identidade. Ele representou o Tibete em conferências literárias importantes, como a Conferência Literária de Sahitya Akademi na Índia, o Poetry Africa em Durban, e o Festival de Literatura de Jaipur.

Na turnê pelo Brasil, Tsundue realizará 18 eventos em 16 dias, promovendo sua obra e a causa tibetana. Confira a programação:

Salvador (Bahia)

9 de agosto

19h - Teatro Sesc/Senac

Festival Literário Internacional do Pelourinho (FLIPELÔ)

Dia 10 de agosto:

19h - Café Teatro Zélia Gatai, Fundação Casa de Jorge Amado

Belo Horizonte (Minas Gerais)

Dia 11 de agosto

16h - Casa Ipê (Mangabeiras)

Dia 12 de agosto

18h - Faculdade de Psicologia, PUC Minas

19h - Livraria Jenipapo

Vassouras (Rio de Janeiro)

Dia 13 de agosto

19h30 - Nación Pachamama

Volta Redonda (Rio de Janeiro)

Dia 14 de agosto

18h30 - UGB- FERP Aterrado

São Paulo (SP)

Dia 16 de agosto

14h30 - Aucani, USP

Dia 17 de agosto

16h - Escrevedeira, Vila Madalena

Dia 18 de agosto

16h - Tibet House Brazil

Dia 19 de agosto

08h30 - Colégio Friburgo

Curitiba (Paraná)

Dia 20 de agosto

10h - Universidade Federal do Paraná

21h - Wonka Bar, Trajano Reis 326


Edição: Katia Marko