Rio Grande do Sul

Cultura Viva

Feira do Livro de São Leopoldo tem início nesta terça-feira (10)

Evento segue até o dia 22, na Praça 20 de Setembro, mais conhecida como Praça da Biblioteca

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Em mais uma edição, estudantes, professores, estagiários e funcionários das escolas da rede municipal de ensino receberão vales-livros no valor de R$ 60,00 para aquisição de exemplares durante a Feira - Foto: Thales Renato Ferreira/PMSL

Com o tema “Nas páginas do Tempo, a história se revela”, tem início nesta terça-feira (10) a 38ª Feira do Livro Ramiro Frota Barcelos, em São Leopoldo, Região Metropolitana de Porto Alegre. O evento será realizado na Praça 20 de Setembro, mais conhecida como Praça da Biblioteca, no centro da cidade até o dia 22 deste mês. Para esta edição, a organização da Feira fará uma homenagem especial à Ziraldo, escritor e cartunista brasileiro. 

O evento é uma realização da Prefeitura de São Leopoldo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed) e Secretaria de Cultura e Relações Internacionais (Secult), com correalização do Sesc-Fecomércio São Leopoldo e apoio da Sebratel. 

A feira será composta por diversos espaços, com 30 bancas de livreiros (infantis e juvenis), que funcionarão de segunda a sábado, das 8h às 20h, e aos domingos, das 10h às 20h, quatro palcos, sala temática do bicentenário da cidade “Uma cidade viva conta suas histórias”, carreta literária, praça de alimentação, café, decoração especial para fotos e muito mais.

Também contará com programações artísticas e culturais, bancas de livreiros e diversas atrações literárias, música, teatro para públicos diversos. As atividades são abertas ao público em geral. Há programação exclusiva para escolas, este ano com vagas também para a rede estadual e particular mediante inscrição.
 
O Patrono desta edição da feira será Erny Mügge. Ele é graduado em Pedagogia (Licenciatura) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com pós-graduação em Administração, Planejamento e Gestão de Projetos Sociais (Universidade Gama Filho). É editor da Oikos e organizador de vários livros. Membro do Instituto Histórico de São Leopoldo.


Divulgação

Segundo os organizadores, neste ano são três os homenageados da Feira do Livro de São Leopoldo. O escritor Eliandro Rocha, formado em marketing e com uma carreira na literatura infantil. Atuou por mais de 10 anos em bibliotecas escolares, mediações de leitura, contações de histórias e consultor literário. Em 2013, lançou seu primeiro livro infantil “A Ponte”. Foi idealizador do projeto “A Ponte”, que arrecadou mais de 80 mil livros em todo o Brasil para as escolas de São Leopoldo atingidas pela enchente de maio/24. 
 
Vera Hoffmann é professora graduada em Pedagogia pela Unisinos, com pós-graduação em Educação Ambiental, na Furg. É autora do Livro “Biblioteca Escolar como Agente de Transformação do Ambiente”. Há mais de 13 anos se dedica à pesquisa e a promoção da leitura literária e das narrativas, nas escolas e em espaços de educação não formal. E o escritor Ziraldo. O Instituto Ziraldo é parceiro da Feira do Livro.

Programa São Léo Mais Livros


O Programa São Léo Mais Livros foi instituído pela Lei 9.692, de 11 de novembro de 2022 / Foto: Thales Ferreira

Em mais uma edição, estudantes, professores, estagiários e funcionários das escolas da rede municipal de ensino receberão vales-livros no valor de R$ 60,00 para aquisição de exemplares durante a Feira.  
 
Neste ano serão distribuídos cerca de 26 mil vales aos estudantes e 4 mil aos profissionais de educação. A iniciativa faz parte do Programa São Léo Mais Livros, instituído pela Lei 9.692, de 11 de novembro de 2022.

Confira a programação


Edição: Katia Marko