Rio Grande do Sul

Feira popular

Primeira Multifeira Cultural das Periferias acontece neste final de semana em Porto Alegre 

Evento promovido pela Ponta Comunidades com apoio da ONG Misturaí será realizada na Vila Planetário

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
A programação contará com rodas de conversa com universidades, intervenções artísticas, “Caminhada do Jacareí”, guiada pelo historiador João de Los Santos entre outras atrações - Foto: Divulgação

Com mais de 20 expositoras empreendedoras de comunidades periféricas de Porto Alegre, acontece neste sábado (14) e domingo (15), na Vila Planetário, a primeira Multifeira Cultural das Periferias, promovida pelo Ponta Comunidades com apoio da ONG Misturaí. A feira terá artesanatos, brechós, comidas caseiras, entre outros, incorporando o movimento Compra de Quem Faz. O evento faz parte do encerramento do 3º Congresso Popular para a Educação e Cidadania. 

"A Multifeira Cultural das Periferias surge no Congresso Popular de Educação para a Cidadania, que tem o Ponta Comunidades como proponente, no intuito de fomentar o empreendedorismo periférico, trazendo um diferencial de todas as feiras que se tem na cidade. Diferente de outras feiras, fornecemos para o empreendedor estrutura, alimentação e ajuda de custo para o transporte para que o empreendedor possa realmente ter a sua renda, pois muitos empreendedores sustentam suas famílias somente dessa renda”, destaca a produtora executiva da Multifeira, afroempreendedora e empreendedora periférica na Estylo Paty no Morro da Cruz, Paty Rodrigues.

De acordo com ela a expectativa é que as pessoas compareçam e prestigiem o empreendedorismo periférico, fortalecendo o movimento de compra de quem faz e o corre das comunidades. 

A programação contará com rodas de conversa com universidades, intervenções artísticas do movimento Hip Hop, Negra Jaque, Baile Charme, Djs, Samba do Irajá e La Brasa Lunera, entre outros. Também acontecerão intervenções de grafitti com artistas como Alexandre Soul Chamb e coletivo Grapicho.

No domingo o evento começa com a “Caminhada do Jacareí”, guiada pelo historiador João de Los Santos. Num percurso de 3 km, saindo da Ponte de Pedra, os participantes poderão conhecer a história pelo antigo curso do Arroio Dilúvio. Paradas em pontos estratégicos como o Areal da Baronesa e a comunidade Cabo Rocha, serão respiros para recuperar o fôlego e apreciar artes feitas nas paredes e muros desses locais. 

O valor da caminhada é de R$ 50,00 com direito a almoço do chef Marcelo Araújo na chegada na sede da Misturaí. Desse valor R$ 30,00 serão revertidos em vale compra para serem usados na Multifeira. Reservas e informações pelo Whatsapp 51 99898-8883.


Edição: Katia Marko