Amenizar a situação

Covid-19: programa Bem Viver pauta o uso de plantas medicinais no alívio de sintomas

Estudo científico apresenta a eficácia de 39 espécies de plantas contra febre, tosse e inflamação na garganta

Ouça o áudio:

As plantas medicinais são usadas há muito tempo pelos povos tradicionais do Brasil, como os povos indígenas - Pixabay
Nenhuma das espécies foi considerada de alto risco, ou seja, não pioram os sintomas da covid-19

O programa Bem Viver desta terça-feira (22) traz para você um estudo sobre a eficácia do uso das plantas medicinais no tratamento de sintomas do coronavírus. Será que dá para combater febre, tosse e inflamação na garganta causadas pela doença com remédios naturais? A resposta é sim, as ervas fitoterápicas possuem propriedades capazes de aliviar as sensações desconfortáveis causadas pelo vírus.

Entretanto a professora Damaris Silveira da Faculdade de Saúde da Universidade de Brasília, adverte que "se deve ter sempre em mente que não há cura para a covid-19 ainda". A docente também ressalta a necessidade da cautela ao disseminar informações sobre o tratamento "antes de usar ou passar uma informação sobre uma planta ou remédio, pesquise primeiro em sites de informações científicas". 

:: Protestos antirracismo lembram execuções da população negra e fazem coro por justiça ::

Ainda no tema da pandemia, a edição lembra os protocolos sanitários adotados durante as eleições municipais de 2020 para evitar contaminações durante o pleito. Ao mesmo tempo, os procedimentos voltaram a ser debatidos por conta das provas dos maiores vestibulares do Brasil, marcados pare este final de ano. Além de levar a caneta, o uso de máscara pelo candidato será obrigatório durante a realização dos exames em todo o território nacional. 

:: Lideranças do RS vão pedir revisão de liminar que liberou pesca de arrasto no estado ::

O legado de luta do líder revolucionário Chico Mendes também permanece em destaque no Bem Viver com informações sobre o filme Povos da Floresta, cujo a estreia mundial aconteceu na última quarta-feira (16). O documentário é dirigido por Rafa Calil e mostra o passado e o presente da região onde Chico Mendes viveu e lutou.

"Procuramos dentro do filme mostrar como o Chico ainda é onipresente lá dentro da floresta", explica o cineasta.

:: Com a volta da fome no país, ONGs e movimentos populares alimentam o povo no Natal ::

O programa também discute o tema da saúde mental em entrevista com o psicanalista Christian Dunker. Ele aborda as mudanças na vida da maioria da população neste período de pandemia e apresenta seu livro A arte da quarentena para principiantes. O especialistas alerta para a necessidade dos cuidados com a mente durante e após os períodos de isolamento social.  


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: SpotifyGoogle PodcastsItunesPocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Daniel Lamir