Agroecologia

Fruto de assentamentos e referência na produção de sementes, BioNatur faz 24 anos

Com safra de produtos orgânicos, sem agrotóxicos e colheita manual, a marca já produz mais de 200 tipos de sementes

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Para se tornar produtor associado é necessário produzir de forma agroecológica: rede de sementes foi fundada por assentados do MST em 1997 - Foto: Leandro Molina

Fundada em 17 de janeiro de 1997, por 12 famílias de assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no município de Candiota, no Rio Grande do Sul, a Rede de Sementes Agroecológicas BioNatur está completando 24 anos.

Pensada com o intuito de produzir e comercializar sementes que possam ser cultivadas, multiplicadas, conservadas e melhoradas pelos agricultores que as adquirirem, a BioNatur se tornou uma referência no segmento, cooperando para uma alimentação mais saudável e conectada com a agroecologia.

Leia mais: A agroecologia em tempos de covid-19

A experiência de produção de alimento sem veneno e adulteração genética cresceu e hoje a BioNatur produz mais de 200 tipos de sementes, que variam entre hortaliças, grãos, forrageiras e plantas ornamentais.

Para se tornar um produtor associado à BioNatur, é necessário produzir de maneira agroecológica, sem o uso de insumos químicos sintéticos e livre de transgênicos ou híbridos. A colheita deve ser manual.

A certificação dos lotes das produções ocorre via auditoria, feita pela Associação de Certificação Instituto Biodinâmico (IBD) em todas as safras, variando de 3 meses a 6 meses, de acordo com o tipo de cultivo.

Edição: Rogério Jordão