ASSISTA

As guardiãs de sementes crioulas, parto humanizado e dança do coco no Bem Viver na TV

A sexta edição do programa é dedicada a mulheres do campo e da cidade que lutam por autonomia e preservação da natureza

Com apresentação da jornalista Luana Ibelli, o programa Bem Viver estreou em janeiro deste ano e resulta de parceria entre Brasil de Fato e TVT - Brasil de Fato/Divulgação
As guardiãs da biodiversidade preservam a terra e seus frutos, perpetuando essa atividade ancestral

O programa Bem Viver, produzido pelo Brasil de Fato em parceria com a Rede TVT, está dedicado às mulheres.

O Momento Agroecológico desta edição compartilha a tradição ancestral de cultivar as sementes crioulas. A reportagem conversou com camponesas que trabalham coletando e cultivando essas sementes, em um trabalho que se contrapõe a um sistema de exploração do trabalho e destruição ambiental.

:: Confira os outros programas ::

Com essa prática, as chamadas guardiãs da biodiversidade preservam a terra e seus frutos, além de levar um alimento sem veneno para a mesa das pessoas. O cultivo das sementes auxilia também na emancipação das mulheres e na luta pela valorização deste trabalho que sofre com a falta de apoio.

No Mosaico Cultural, as mestras que fortalecem uma comunidade na região do Cariri, no Ceará, por meio da Dança do Coco. O Bem Viver desta semana também traz uma entrevista com a especialista Juliana Sandler sobre a luta pelo parto humanizado e a importância desse movimento no combate à violência contra as mulheres.

A chef Letícia Massula, do Blog Cozinha da Matilde, ensina como preparar um molho de tomate assado com ingredientes orgânicos no Comida de Verdade.

A Dica de Saúde te convida para uma pausa para respirar e se alongar com a naturóloga Nathália Tavares e também tem dica de leitura com a obra Feminismo Camponês Popular, escrito pelo Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) em parceria com a Editora Expressão Popular.

Onde assistir: nas redes sociais do Brasil de Fato (Facebook e YouTube) e na TVT, no Canal 44.1 – sinal digital HD aberto na grande São Paulo || Canal 512 NET HD-ABC.

Quando: sábado às 11h30; reprise aos domingos às 13h30.

Sintonize

No rádio o programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Mauro Ramos