economia

Alta na energia e nos combustíveis puxa custo de vida, diz economista ao Programa Bem Viver

Banco Central estima que em 2021 IPCA suba de 7,11% para 7,27%, o que indica aumento no custo de vida

Ouça o áudio:

Alta no preço dos alimentos faz insegurança alimentar explodir no país - Olívio José da Silva Filho
O aumento na energia elétrica entra no custo na produção de fábricas e é repassado para consumidores

O aumento do custo de vida do Brasil, atrelado e perda de poder de compra das famílias, é puxado pelas altas na energia elétrica e nos combustíveis, em especial no gás de cozinha e no petróleo, influenciados pela valorização do dólar frente ao real. O cenário foi agravado pela demora na vacinação e pela má gestão da pandemia, que fizeram com que a economia do país demorasse mais para se recuperar frente a outros mercados, desvalorizando ainda mais a moeda nacional.

“Os preços do gás de cozinha e da energia elétrica acabam interferindo em outros produtos, porque são incorporados nos custos de produção pelas empresas. Todas as fábricas pagam conta de energia elétrica para produzirem e esse aumento entra no custo na produção, impacta toda a cadeia produtiva e é repassado para os consumidores”, disse a economista Lígia Toneto, em entrevista ao Programa Bem Viver na TV, repercutida na edição de hoje (31) no rádio.

A economista destaca que o mesmo processo ocorre também no comércio. “O comerciante já compra um produto mais caro da indústria, gasta mais na conta de luz e isso acaba sendo repassado para o consumidor, que por outro lado tem uma renda cada vez mais baixa. Estamos caminhando para o oitavo mês de queda era na renda das famílias”, disse.

A falta de ação do governo do presidente Jair Bolsonaro para mediar a crise econômica e sanitária resulta em um quadro grave para o país segundo a especialista: são mais de 500 mil vítimas fatais da Covid-19, pelo menos 14 milhões de desempregados e uma grande parcela da população sem saber se vai ter o que comer no dia seguinte.

A previsão deste ano do Banco Central é que o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA), principal indicador para acompanhar os preços no país, suba de 7,11% para 7,27%. Na prática, isso significa que o custo de vida de aumentar mais e o consumidor perder mais poder de compra.

Gameterapia

Ao longo de um ano e meio de pandemia, o país vivenciou uma série de histórias trágicas, mas também de esperança, de cuidado e de humanização da relação entre profissionais de saúde e pacientes no enfrentamento à Covid-19.

Uma delas tem sido usada na reabilitação de pessoas com sequelas da doença, que comprometem a realização de atividades diárias. É a Gameterapia, um procedimento realizado com estímulos de vídeos de jogos eletrônicos, em centros de tratamento do Pará.

Por meio de sensores, o paciente joga um jogo que depende de sua movimentação corporal. A partir daí, ele é incentivado a realizar movimentos e fazer exercícios aeróbicos e de resistência que vão auxiliá-lo na retomada dos movimentos.

Marco temporal

Representantes de 176 povos indígenas seguem acampados na capital federal desde o último dia 23, em vigília, para pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF) a não aprovar o marco temporal, um recurso jurídico que pode desapropriar áreas ocupadas por povos originários após a promulgação da Constituição Federal de 1988.

O STF deve decidir sobre o tema amanhã (1), após adiamento da avaliação que começou na última quinta-feira (26). Pelo menos mil indígenas seguem em Brasília nas proximidades do Complexo Cultural Funarte, a cerca de cinco quilômetros da sede do Supremo Tribunal Federal.

Visibilidade lésbica

No último domingo (29), Dia da Visibilidade Lésbica, integrantes da Liga Brasileira de Lésbicas e da Associação Lésbica Feminista de Brasília - Coturno de Vênus começaram a recolher dados para o primeiro Lesbocenso Nacional. Trata-se de uma pesquisa para levantar informações sobre a realidade e as condições de vida dessa comunidade em todo o país.

De acordo com as organizações, o Lesbocenso busca alterar o cenário de subnotificações de crimes, violação de direitos e da falta de políticas públicas específicas para lésbicas. Na última edição do Dossiê do Lesbocídio, de 2018, foram mapeados 126 assassinatos de lésbicas entre os anos de 2014 e 2017, motivados pela lesbofobia.

O lesbocídio é a morte de lésbicas por motivo de lesbofobia, ódio, repulsa e discriminação. Com o mapeamento, as organizações avaliam que será possível estimar a prevalência de violências contra esse segmento da população.

Para participar da pesquisa, acesse o formulário.


Confira os horários de transmissão do programa Bem Viver / Brasil de Fato

Sintonize

O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

 

Edição: Sarah Fernandes